Quem viu aquela mulher, há 25 anos atrás, entregando salgados por encomenda entre os bairros do Pina, Brasília Teimosa e Boa Viagem, talvez não imaginasse que ela hoje seria dona do seu próprio estabelecimento e com 14 funcionários. Maria Ilza da Conceição, de 49 anos, é proprietária de um dos pontos mais conhecidos no entorno do RioMar Recife, o Dona Coxa.

Inovação, empreendedorismo e empoderamento no RioMar Entre Elas

O nome, aliás, surgiu com a sobrinha de Ilza, a pequena Evelyn, que na época com cinco anos, pedia a tia para “fazer coxa”. O sucesso foi tanto que todos no lugar só a chamam de “Dona Coxa”.  Ela e outros nomes de peso, como Martha Gabriel, a atriz Zezé Motta, a blogueira Rayza Nicácio e a empreendedora pernambucana Joana Lira estarão presentes no dia 13 de março, a partir das 18h, no Teatro RioMar, durante o evento RioMar Entre Elas.

Empreender está no “sangue” de Dona Coxa, que com a mãe aprendeu desde cedo a investir tempo e dedicação para vender comidas. “No começo, fazíamos tudo informalmente. Mas depois eu percebi que com a formalidade eu conseguiria vantagens, como linhas de créditos, por exemplo. Com isso consegui ampliar o meu negócio”, explica.

Com preços acessíveis – uma coxinha, por exemplo, é vendida por R$ 2,50 – o lugar está sempre movimentado. “Quem é empreendedor sabe que o valor da mercadoria faz toda a diferença no contexto. Aqui no Pina, se vender o que eu vendo com um preço mais caro vai quebrar. O meu lucro vem da quantidade”, detalha Dona Coxa.

Ela também ensina que é preciso inovar. Além de coxinhas, enroladinhos e rissoles, a empresária, atualmente, passou a oferecer café da manhã, almoço e jantar. “O público espera por algo novo, e, por isso, o meu cardápio é bem variado”.

E Dona Coxa não vai parar por aí. Recentemente, ela comprou o terreno ao lado, onde irá construir um anexo ao empreendimento, com mais acessibilidade para as pessoas e com mais comodidade. “Tem que ter sempre novidade”, sentencia a empreendedora.

Conheça a lanchonete:

Rua Abreu Albano, 10 – Pina

Telefone: (081) 3326-0184