Dica de leitura: 5 livros para viajar pelo mundo
Foto: Freepik

Dica de leitura: 5 livros para viajar pelo mundo

Andar até os pés cansarem, desbravar novos lugares com histórias diferentes. Viajar é um ato de enriquecer a mente. É conhecendo uma cultura diferente que a pessoa consegue sair do seu mundo e entender o próximo. Dá vontade, não é? Até as viagens voltarem a se tornar uma possibilidade na vida das pessoas, nada impede que sua mente ande pelo mundo. Alguns livros trazem descrições tão minuciosas, histórias reais ou ficções, que nos transportam através da imaginação para novos lugares. Não desista, hoje você pode estar nas páginas, amanhã, na estrada. 

Então, aproveita a viagem e veja 5 livros para conhecer o mundo.  

Viagem a Portugal – José Saramago

Um dos maiores nomes da literatura portuguesa, ganhador do Nobel de Literatura, Saramago traz neste livro relatos de uma viagem que fez por Portugal, de carro, entre os anos 1979 e 1980. Descrições de lugares, detalhes de casas, lugares, pessoas e paisagens. Para quem sonha em conhecer o país, este livro oferece um olhar apurado e uma prévia do que pode ser encontrado lá.

Danúbio – Claudio Magris

Danúbio resulta de uma experiência de viagem feita pelo autor através da Europa Central no início da década de 1980. Às vésperas do desmoronamento da Cortina de Ferro, o germanista italiano Claudio Magris se vale do trajeto do grande rio europeu como fio condutor para percorrer de ponta a ponta a história cultural e política dos países. Paisagens, personagens e reflexões se entrecruzam em um conjunto complexo e fascinante, no qual as maravilhas e os horrores do passado recente se apresentam com rara força. Sem dogmatismos ou visões estereotipadas, Magris percorre esse campo minado da Europa recolhendo os fragmentos e as ruínas que a história foi amontoando ao longo do tempo. 

Comer Rezar e Amar – Elizabeth Gilbert

O objetivo de Gilbert era visitar três lugares onde pudesse examinar aspectos de sua própria natureza, tendo como cenário uma cultura que, tradicionalmente, fosse especialista em cada um deles. Assim, decidiu explorar a arte do prazer na Itália, a arte da devoção na Índia, e, na Indonésia, a arte de equilibrar as duas coisas. Escrito com ironia, humor e inteligência, o best-seller de Elizabeth Gilbert é um relato sobre a importância de assumir a responsabilidade pelo próprio contentamento e parar de viver conforme os ideais da sociedade. É um livro para qualquer um que já tenha se sentido perdido, ou pensado que deveria existir um caminho diferente, e melhor. 

Paris para Um e Outros Contos – Jojo Moyes

A jovem Nell planeja um final de semana romântico em Paris com o namorado e fica sabendo, já na estação, que ele desistiu de acompanhá-la. Sozinha em um país estrangeiro, Nell descobre uma nova versão de si mesma, independente e corajosa. Outros contos incluem um assalto a uma joalheria com uma reviravolta amorosa, a história de uma mulher que passa um dia inteiro com os sapatos de outra pessoa e um shopping lotado de pessoas fazendo compras de Natal que vai revelar a uma esposa estressada o que de fato importa na vida. 

Lugares Distantes: Como Viajar Pode Mudar o Mundo – Andrew Solomon

Andrew Solomon reúne neste livro escritos sobre lugares que passaram por abalos sísmicos culturais, políticos ou espirituais. Passando por lugares tão diversos quanto África do Sul, Brasil, China, Romênia, Ilhas Salomão, Equador, Taiwan, Mongólia, Antártica e Líbia ― foram sete continentes e 83 países ―, esta coletânea traz uma janela única sobre a própria ideia de transformação social, vista sobretudo pelos olhos das pessoas comuns. 

5 apps para você gerenciar melhor o tempo em casa

 

 

 

Deixe seu comentário