Eles conseguem expressar o sentimento de muitos. Veem o que a maioria não vê. Suas palavras tocam, muitas vezes, no fundo da alma. Esses são os poetas, escritores, artistas. Para homenageá-los, o RioMar Recife realiza, pelo 6º ano consecutivo, o Festival de Literatura que, em 2018, relembra a trajetória de dois grandes pernambucanos: Luzilá Gonçalves e Raimundo Carrero. O evento, aberto ao público, será nos dias 17 e 18 de abril, das 14h às 19h, no Teatro RioMar.

Durante o evento, haverá a exposição virtual de caricaturas de célebres escritores brasileiros pelos traços do cartunista do Jornal do Commercio Miguel Falcão. Muitas delas já foram publicadas no JC, outras são inéditas. Aqui, mostramos um pouco do que estará exposto ao público nos dias do evento.

O Festival de Literatura

O Festival de Literatura é uma excelente oportunidade para amantes das letras e estudantes do ensino médio e universitário. Durante o evento, são realizadas ricas discussões sobre o universo literário dos homenageados. Além disso, o público poderá conhecer de perto os escritores pernambucanos Luzilá Gonçalves e Raimundo Carrero.

O primeiro dia de festival será dedicado à escritora Luzilá Gonçalves, autora da famosa obra Rios Turvos, que conta a vida romanceada do poeta Bento Teixeira. Com esse livro, ela foi agraciada com o Prêmio Joaquim Nabuco da Academia Brasileira de Letras. Luzilá é natural de Garanhuns, no Agreste de Pernambuco. Foi professora da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e, durante dez anos, morou na França, tornando-se conhecida na área literária do país europeu.

Já o romancista Raimundo Carrero é natural de Salgueiro, no Sertão pernambucano. Jornalista, foi editor e chefe de redação do Diario de Pernambuco, e participou do Movimento Armorial como romancista. Tem livros premiados nacionalmente pelos mais conhecidos veículos de comunicação. Entre suas obras, estão As sombrias ruínas da alma; Os segredos da ficção; A preparação do escritor; A história de Bernarda Soledade – A tigre do sertão e As sementes do sol – O semeador.

Também haverá apresentações do escritor e poeta Bráulio Bessa e do cantador Santanna.

https://vivariomarrecife.com.br/agenda/luzila-goncalves-e-raimundo-carrero-sao-homenageados-no-festival-de-literatura-do-riomar/