Jailson Marcos no RioMar: arte, alma e história a cada passo
Foto: Paloma Amorim/Especial para o VivaRioMar.

Jailson Marcos no RioMar: arte, alma e história a cada passo

Por Isabela Sales
Do RioMar Recife

Imagine que você está andando pela Conde da Boa Vista, avenida conhecida do Recife, e se depara com um portal sustentado por duas volutas gigantes – uma forma de ornamento em espiral de origem grega. Agora pense em outra cena, em que você está olhando para o seu guarda-roupa, inspirado no estilo colonial. Para alguns, essas são apenas situações diárias, não é mesmo? No entanto, para quem enxerga a moda, cultura e arte a cada passo, cenas como as citadas são pontos de partida de uma criação ou um produto.

Não é à toa que as duas cenas mencionadas serviram de inspiração para coleções de Jailson Marcos, sapateiro, artesão e designer de sapatos que agora está no Espaço Mix, no Piso L2 do RioMar Recife, ao lado de outras marcas autorais pernambucanas.

Espaço Mix: marcas pernambucanas e autorais no RioMar

Nascido no Rio Grande do Norte, Jailson Marcos, que dá nome à marca, foi adotado pelo Recife ainda jovem, quando largou o funcionalismo público e desembarcou no Recife para criar e fazer arte: “Me apaixonei por Recife e aqui desenvolvi o meu trabalho. Além de me adotar, Recife também adotou o meu trabalho. Eu sabia que ia fazer algo ligado com arte e moda, mas ainda não sabia o que. Comecei fazendo cinto, bolsas até que aprendi o passo a passo da construção do sapato. Me apaixonei pelo ofício de sapateiro”.

Foto: Paloma Amorim/ Especial para o VivaRioMar

“Peças feitas à mão tem alma”

Com 30 anos de história e inúmeras criações marcantes, Jailson segue com a produção inteiramente local, artesanal e autoral, pilares responsáveis pelo surgimento dos sapatos que perpetuam até hoje. As inspirações para cada coleção, no entanto, são ilimitadas e diversas. Estão em cada local que ele percorre, na natureza, nos objetos, na arquitetura clássica ou na moderna e até no vestuário feminino, que inspirou uma linha inteira de sapatos que eram roupas mas vestiam os pés.

AGÊNERO E SUSTENTÁVEL 

O passo de Jailson também está à frente em relação às tendências da moda. Em 1997, ele chegou a ganhar um prêmio pela produção de um sapato que pertencia ao conceito agênero, podendo ser calçado por mulheres e homens. O mesmo aconteceu com os produtos sustentáveis, seja pelo uso de garrafas PET Recicladas – utilizadas em grandes desfiles e por artistas como Carlinhos Brown – ou pelo reaproveitamento de materiais da indústria automobilística, parte do seu novo projeto que será lançado em breve.

A notícia boa é que as criações de Jailson Marcos podem ser vistas e calçadas no espaço que pertence ao sapateiro no Espaço Mix, no piso L2, próximo ao corredor da Tok&Stok.

Crabolando une afeto e cultura pernambucana no RioMar

*Preços e estoques são de responsabilidade da loja.

Deixe seu comentário