Por Júlio Rebelo
Do RioMar Recife
Em 25 anos, o mundo viu muita coisa acontecer. O Brasil pentacampeão do mundo, a ascensão e queda do Orkut, a criação da Netflix e o surgimento de uma febre mundial: Pokémon. Pois é, pode nem parecer, mas a famosa franquia encabeçada pelo Pikachu nasceu em 27 de setembro de 1996. Inicialmente, o primeiro passo para o sucesso foi a criação do jogo “Pokémon Red & Green” para o Game Boy, console portátil da Nintendo.
Assim teve início o épico roteiro de capturar criaturas diferentes e com poderes únicos para desafios em batalhas. Com a rápida adesão do game no Japão, não foi difícil para Pokémon viajar o mundo e conquistar novos territórios. Desse jeito, o jogo alcançou níveis impressionantes de vendas se tornando ao lado de Tetris o título mais vendido do Game Boy. Diante de tantos resultados positivos, qual seria, então, o próximo degrau a ser escalado?
Para os produtores, a resposta era óbvia: cativar o público infanto-juvenil na TV. Com isso, o anime teve seu lançamento em 1997, um ano após o game. Agora, a história girava em torno de Ash, um menino de 10 anos, que inicia a jornada para se transformar num mestre Pokémon ao lado de Pikachu. Juntos, a dupla não só venceu inúmeras batalhas nos episódios exibidos na televisão como também conseguiu ganhar o coração de milhares de fãs ao redor do planeta.
Pokémon Go
Quando não parecia mais para onde crescer, a famosa franquia conseguiu mais um êxito impressionante: Pokémon Go. O joguinho criado para celular (em 2016) – Android e iOS – rapidamente elevou a “brincadeira” a outro nível. É que a novidade permite aos jogadores capturar os monstrinhos utilizando o GPS dos smartphones junto com a tecnologia de realidade aumentada.
Baixado mais de 1 bilhão de vezes, Pokémon GO virou sensação global e foi indicado como o “Melhor jogo móvel” na premiação Game Developers Choice Awards, além de “Melhor aplicativo do ano” pelo TechCrunch. Com a pandemia, o jogo ganhou adaptações, como acesso a ginásios para competir sem sair de casa, por exemplo.
Satoshi Tajiri
Por trás de tanto sucesso, está Satoshi Tajiri. Simplesmente o cara é o criador e idealizador de “Pokémon”. A inspiração? Uma infância marcada por colecionar insetos e girinos. Anos mais tarde, Satoshi, assim como milhares de jovens japoneses, ficou maravilhado com Ultraseven, uma série japonesa em que o herói guardava monstros em pequenas esferas. Faz sentido, não é?
Seja como for, a ideia de Tajiri ganhou forma quando o jovem criativo fundou seu próprio estúdio de desenvolvimento de jogos e passou a aprimorar o conceito original de criaturinhas batalhando umas com as outras. Foram anos de estudos, testes e atualizações até que o projeto “Capsule Monsters” se transformasse no incrível “Pokémon”.
Deixe seu comentário
Você deve estar conectado para postar comentário.