Os festejos juninos, no Nordeste, vão além da cadência da sanfona, do triangulo e da zabumba, da fogueira que aquece as noites de inverno e da riqueza cultural das quadrilhas que tocam os corações e contagiam de alegria a época mais celebrada em toda a região. A gastronomia típica também surge como um dos elementos que encantam a todos nesse período de homenagens a Santo Antônio, São João e São Pedro.
Não dá para resistir a tantas iguarias, com aromas e sabores inigualáveis, que costumam agradar aos paladares mais exigentes. Milho verde, arroz, coco, amendoim, castanha de caju, macaxeira e especiarias são alguns dos ingredientes que enriquecem o cardápio em forma de bolos, cremes, caldos, guloseimas, e transformam a mesa junina em um verdadeiro santuário de delícias.
Para deixar a sua festa ainda mais saborosa, a gente foi buscar uma receita de arroz doce gourmet, que é de comer rezando, pedindo perdão aos santos pelo pecado da gula. Anote e prepare-se para os elogios!
Arroz doce da vovó
Você vai precisar de:
1/2 xícara (chá) de arroz cremoso (tipo japonês ou arbóreo)
2 xícaras (chá) de açúcar
2 e 1/2 xícara (chá) de água
3 ovos
Casca de 1 limão
Sal a gosto
2 e 1/2 litros de leite fervente
Como fazer:
Numa panela grande, cozinhe o arroz com 2 xícaras de água, sal e a casca do limão, até secar. Depois disso, vá acrescentando o leite fervente, aos poucos, com uma concha. Não coloque toda a quantidade de leite, reserva um pouco para depois. Acrescente 1 xícara de açúcar e mexa até engrossar um pouco (+ ou – 50 minutos de fogo). Acrescenta o restante do leite e retire as cascas do limão. Bata o restante do açúcar com as 3 gemas, em forma de um creme (tipo gemada). Ao invés de despejar esse creme na panela, pegue um pouco do arroz e vá misturando ao creme (gemada), para não cozinhar as gemas. Feito esse “choque”, leve o creme à panela do arroz que está no fogo, e desejamos essa mistura, deixa tomar consistência, sem se esquecer de mexer de vez em quando.
Bata as 3 claras em neve, e vai colocando aos poucos, com 2 colheres (sopa) formando bolinhas, sem desmanchá-las, só envolvendo-as ao creme. Os bolinhas de claras crescerão um pouco.
Sirva gelado e polvilhado com canela em pó.
Dica: Quando começar a ferver, baixe o fogo, para não queimar no fundo da panela.
Deixe seu comentário
Você deve estar conectado para postar comentário.