Não fique parado: educador físico ensina práticas para se movimentar em casa

Não fique parado: educador físico ensina práticas para se movimentar em casa

Permanecer sentado por um longo período, seja no home office ou assistindo a um filme, pode não ser uma boa prática para a saúde. Isso porque passar horas e horas na mesma posição pode trazer consequências para o corpo, como aponta a pesquisa da Universidade de Cornell, nos Estados Unidos, publicada em 2019. O estudo, inclusive, constatou que ficar sentado durante muito tempo pode até reduzir a expectativa de vida.

Para prevenir os possíveis danos à saúde e melhorar os hábitos em casa, a equipe do Viva RioMar traz algumas dicas do educador físico Breno Fonseca. “Pode ser caminhando, dando saltinhos, fazendo algum alongamento. O importante é alterar a circulação sanguínea, lubrificar as articulações e tornar o músculo ativo”, explica o profissional, que também listou movimentos que podem ser feitos por crianças, adultos e idosos durante este período em casa.

EXERCÍCIOS: 

Em pé, leve as mãos em direção aos pés sem flexionar os joelhos;

Desça o mais distante que conseguir e retorne à posição de pé;

Repita o movimento 10 vezes.

Depois, fique na ponta dos pés e desça o calcanhar até o chão. Apoie as mãos na parede ou em uma cadeira para manter o equilíbrio;

Repita o movimento 15 vezes.

O educador físico complementa que se levantar para beber uma água, preparar um chá ou cafezinho, ou apenas ir ao banheiro de maneira tranquila e devagar são pequenas ações que ajudam a movimentar o corpo. Se estiver trabalhando, isso vai auxiliar também a liberar um pouco a mente e ter melhores ideias.

Alongamento: saiba o que essa prática pode fazer pelo seu corpo

Deixe seu comentário