* Atualizada em 1º de outubro de 2024.
Por Thays Martins
Do RioMar Recife
Nesta terça-feira, 1º de outubro, é celebrado o Dia Internacional da Pessoa Idosa. A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1991, com o objetivo de sensibilizar a sociedade para as questões do envelhecimento e da necessidade de proteger e cuidar da população idosa. Além disso, é um momento essencial para desmistificar e não ter preconceitos com o futuro, afinal, o envelhecimento é sinal de que muito já se foi vivido.
Exposição de Michelangelo conta com cafeteria para visitantes
Assim, uma das dicas de hoje é de livros para estimular a mente. Várias pesquisas mostram que a leitura é um ótimo exercício para melhorar a atividade cerebral. O hábito de ler melhora as sinapses que ocorrem entre os neurônios, exercita a memória e previne o desenvolvimento de doenças sérias como o Alzheimer. Além de tudo isso, é uma prática prazerosa e o entretenimento favorito de muita gente.
E como o início de semana combina com dica boa, sugerimos quatro obras voltadas para o público 60+, pois além de trazer mais conhecimento, o ato de ler é, em si, promotor de saúde mental. Vem com a gente conferir!
» Como Transformar a Terceira Idade na Melhor Idade
Escrito pelo médico Luiz Freitag, geriatra especialista pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, o livro traz uma abordagem médica especializada e, sobretudo, humana sobre essa fase.
» Conversas e Memórias: Narrativas do Envelhecer
É um livro escrito por Adriana Rodrigues Domingues e Luiz Gonçalo De Melo em que idosos contam suas histórias a partir de perspectivas que fazem enxergar novos significados. Reproduzidos em forma de crônicas e textos teatrais, esses relatos são analisados sob o olhar da psicologia social.
» Em Busca do Tempo Perdido
Obra-prima de Marcelo Proust, esse romance é considerado por muitos como uma bíblia da civilização humana. O livro traz diversas memórias do escritor, desencadeadas por meio de diversas sensações, como cheiros, toques, sons e paisagens — reconstituindo toda sua vida.
» Rápido e Devagar – Duas Formas de Pensar
Escrito por Daniel Kahneman, o livro leva o leitor a uma viagem pela mente humana e explica as duas formas de pensar: uma é rápida, intuitiva e emocional; a outra, mais lenta, deliberativa e lógica. Kahneman expõe as capacidades extraordinárias – e também os defeitos e vícios – do pensamento rápido e revela a influência das impressões intuitivas nas nossas decisões.
Deixe seu comentário
Você deve estar conectado para postar comentário.