Dicas de livros para o público 60+ estimular a mente
Foto: Pixabay

Dicas de livros para o público 60+ estimular a mente

Atualizada em 05 de abril de 2021.

Várias pesquisas mostram que a leitura é um ótimo exercício para melhorar a atividade cerebral. O hábito de ler melhora as sinapses que ocorrem entre os neurônios, exercita a memória e previne o desenvolvimento de doenças sérias como o Alzheimer. Pensando nisso, sugerimos duas obras voltadas para o público 60+, pois além de trazer mais conhecimento, o ato de ler é, em si, promotor de saúde mental. Confira as dicas:

Como você se senta? Saiba o que fazer para sua coluna ficar bem

» Como Transformar a Terceira Idade na Melhor Idade

Escrito pelo médico Luiz Freitag, geriatra especialista pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, o livro traz uma abordagem médica especializada e, sobretudo, humana sobre essa fase.

» Conversas e Memórias: Narrativas do Envelhecer

É um livro escrito por Adriana Rodrigues Domingues e Luiz Gonçalo De Melo em que idosos contam suas histórias a partir de perspectivas que fazem enxergar novos significados. Reproduzidos em forma de crônicas e textos teatrais, esses relatos são analisados sob o olhar da psicologia social.

» Em Busca do Tempo Perdido 

Obra-prima de Marcelo Proust, esse romance é considerado por muitos como uma bíblia da civilização humana. O livro traz diversas memórias do escritor, desencadeadas por meio de diversas sensações, como cheiros, toques, sons e paisagens — reconstituindo toda sua vida.

» Rápido e Devagar – Duas Formas de Pensar

Escrito por Daniel Kahneman, o livro nos leva o leitor a uma viagem pela mente humana e explica as duas formas de pensar: uma é rápida, intuitiva e emocional; a outra, mais lenta, deliberativa e lógica. Kahneman expõe as capacidades extraordinárias – e também os defeitos e vícios – do pensamento rápido e revela a influência das impressões intuitivas nas nossas decisões.

10 filmes de comédia para maratonar em casa

Deixe seu comentário