As mudanças do pensamento social foram realizadas por mulheres notáveis que viveram à frente de seu tempo. Indo de encontro com as ideias vigentes, elas deixaram sua marca na história com suas fortes atuações sociais e exposição de seus pensamentos. Então, dando a devida atenção a essa grande temática, confira algumas biografias de grandes personalidades femininas que atuaram fortemente para conquistar seus espaços e dar voz a tantas outras mulheres. Vamos às dicas?!
> Eu sou Malala, de Malala Yousafzai com Christina Lamb
Apaixonada pelos estudos, a jovem ficou conhecida após defender o direito à educação para as mulheres paquistanesas. Malala foi baleada na cabeça por talibãs depois de se posicionar contra a proibição da escola para mulheres. A ativista sobreviveu aos tiros e foi a pessoa mais jovem a receber o prêmio Nobel da Paz, com apenas 17 anos. Sem dúvida, uma das vozes femininas mais notáveis da atualidade. Vale a pena conhecer sua biografia.
> Clarice, uma biografia, por Benjamin Moser
Clarice Lispector foi uma das mais brilhantes escritoras e com certeza seus pensamentos estavam à frente de seu tempo. A crítica social da romancista era realizada através de suas obras literárias. Com personagens bem construídas, Clarice gerava sempre um tom de questionamento nas mulheres, discordando das imposições sociais que eram imputadas ao sexo feminino. A biografia de Clarice revela quem ela era de forma profunda, pois o autor trabalha desde sua origem na Ucrânia até seu ápice com grandes obras no Brasil.
> Agatha Christie, uma biografia, de Janet Morgan
Conhecida como a “Rainha do Crime” Agatha abriu grandes caminhos para as histórias de detetives. A escritora marcou a literatura mundial com suas personagens bem elaborada e, rompendo com padrões de gênero, escreveu como alguém que pensava além dos esteriótipos de sua sociedade. A biografia revela grandes momentos da vida de Agatha, desde o falecimento de seu pai até as viagens com sua mãe ao redor mundo.
> A verdadeira Jane Austen, uma biografia íntima, Paula Byrne
Devido à sua vida pacata no interior da Inglaterra, até então, pouco se sabia a respeito de Jane Austen. Porém, nesta biografia são revelados traços íntimos da autora como sua consciência política, social e o posicionamento contra o tráfico de escravos. Com uma vida dedicada à literatura, a escritora eternizou seu nome entre as grandes biografias do mundo.
Deixe seu comentário
Você deve estar conectado para postar comentário.