Hora de ler: dicas preciosas para imergir nos livros
Foto: Pixabay

Hora de ler: dicas preciosas para imergir nos livros

Dentre a explosão de conteúdo disponível na internet, encontrar bons caminhos para acessar livros não é uma tarefa difícil. A questão é que a era digital nos proporciona inúmeras obras online e já que passamos boa parte do tempo conectados, nada melhor do que poder imergir em uma boa leitura através de leitores digitais. Pensando nisso, a equipe do Viva RioMar Recife listou algumas possibilidades de acessar livros gratuitos online para você aproveitar o tempo livre e mergulhar nas leituras. Confira!

APLICATIVOS DE LEITURA GRATUITOS PARA DOWNLOAD

Kindle – (Android)

Google Play Livros – (Android)

Ibooks – (IOS)

Wattpad (Android e IOS)

Goodreads (Android e IOS)

Bom, para quem não está familiarizado com as leituras e, por ventura, não gosta muito de ler, preparamos também alguns direcionamentos com a intenção de iluminar suas ideias na hora de escolher as obras. É que existem livros que contam as boas histórias de uma maneira atrativa e de fácil leitura. Neles, a linguagem é simples e flui sem dificuldade. Vamos conhecê-los:

Quadrinhos

Os livros em quadrinhos, ao contrário do que muita gente pensa, não são feitos apenas para crianças e adolescentes, e nem abordam somente histórias de super-heróis. Com seu jeito colorido e simples, as narrativas se tornam envolventes e podem ser o primeiro passo no caminho das leituras.

Um bom exemplo é O Diário de Anne Frank em quadrinhos, de Ari Folman e David Polonsky. Aqui, a clássica história da garotinha judia de apenas 13 anos que é forçada a se esconder com a família diante das constantes ameaças dos nazistas, ganha traços visuais. O estilo ilustrativo de retratar o diário da menina, pelo qual ela narra a própria história, privada do mundo exterior, enquanto sonha em ter sua liberdade de volta, permite ao leitor acessar os sentimentos mais profundos da garota.

Crônicas

As crônicas também são ótimas opções para as pessoas que não possuem o hábito de ler. Uma vantagem é que elas permitem ao leitor escolher qual ordem seguir no livro, uma vez que são histórias independentes. Quase sempre são textos leves e curtos, que mantêm a curiosidade e o interesse de quem estiver lendo.

Aqui, escolhemos As Cem Melhores Crônicas Brasileiras, uma coletânea organizada por Joaquim Ferreira dos Santos, que reúne textos de 62 autores brasileiros que tornaram um gênero em clássicos de referência de bons momentos da língua portuguesa. Entre os autores estão  Rubem Braga e Luis Fernando Verissimo, Xico Sá, João do Rio, Nelson Rodrigues, Paulo Mendes Campos, Antônio Maria e Fernando Sabino.

Citações

Esta é uma categoria voltada para a praticidade no dia a dia, e que permite às pessoas uma leitura leve, interessante e positiva. Trata-se de uma coletânea de frases, que possibilita conhecer melhor a vida ou a obra de um determinado autor. Também facilita a inspiração de boas ideias para os leitores.

Fernando Pessoa, o livro das citações, de José Paulo Cavalcanti Filho reúne trechos selecionados durante os anos que dedicou à pesquisa sobre a vida e a obra do poeta português. Desassossego, amor, solidão e liberdade são alguns dos mais de trezentos temas em que se organizam os versos, e leva ao leitor a uma viagem imersiva sobre os sentimentos que permeiam a alma humana.

Autoajuda e desenvolvimento pessoal

Permita-se conhecer a si mesmo e melhorar a sua relação interior. Esse é o principal convite destas leituras que trazem reflexões sobre o modo de viver, porém com uma linguagem simples e objetiva. Um ótimo exemplo disso são os livros do autor Allan Percy, que faz alusões com importantes pensadores da história com práticas do dia a dia da pessoas.

Na série de livros do autor Allan Percy, o escritor consegue trazer para o cotidiano das pessoas lições desenvolvidas por célebres personagens da história mundial. Títulos como Einstein para distraídos, Nietzsche para estressados ou Platão para sonhadores” reúnem citações e aforismos dos pensadores, trazendo-os para o mundo da psicologia cotidiana a fim de refletir sobre temas como autoconhecimento, amor, criatividade, força de vontade, sucesso, aprendizado e inovação.

Além das dicas de leitura e sugestão dos apps, existem também alguns sites nos quais você pode fazer download em pdf de grandes obras, em especial os títulos nacionais. Confira:

PORTAL DOMÍNIO PÚBLICO 

Aqui é possível encontrar artigos, obras infanto-juvenis e grandes clássicos como A Divina Comédia, de Dante Alighieri e a obra completa de Machada do Assis, por exemplo.

EBOOKS BRASIL 

No site do ebooks Brasil também é possível fazer download de vários títulos, com destaque especial para as memoráveis obras Odisséia e Ilíada, de Homero.

AMAZON

No próprio site da Amazon existe uma sessão com várias obras nacionais e internacionais disponíveis de forma gratuita para ler no aplicativo Kindle. Dentre os destaques, Viagem ao Centro da Terra, de Júlio Verner, O Pequeno Príncipe, de Saint-Exupéry, e HQs dos Vingadores, Venom e Demolidor. Além desses, clássicos nacionais como Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis, O Cortiço, de Aluísio de Azevedo e Iracema, de José de Alencar também estão disponíveis.

OPEN LIBRARY

Para finalizar, o site Open Library, que almeja catalogar todos os livros do mundo, também é uma ótima opção. Embora seja possível encontrar algumas obras em língua portuguesa, o portal, em sua grande maioria, disponibiliza obras para quem já se aventura em ler os livros em inglês. Lá estão disponíveis obras como Harry Potter, de J.K. Rowling e Alice nos País das Maravilhas, de Lewis Carroll.

Deixe seu comentário