Festas sustentáveis: já pensou em fazer?
Foto: Júlio Rebelo/RioMar Recife

Festas sustentáveis: já pensou em fazer?

Por Jussara de Paula*

O fim de ano é uma época em que praticamente todos fazem ou participam de eventos. Seja para uma confraternização da empresa ou para reunir os amigos, esses momentos também podem ser, além de muito divertidos, ecologicamente corretos.

Para que, a partir de agora, você produza festas sustentáveis, separamos algumas dicas que você pode começar a aplicar desde já e também compartilhar com seus amigos.

Formas de se conectar com a natureza na cidade

Confira a seguir:

Procure empresas com responsabilidade ambiental

Verifique na hora de escolher as empresas que prestarão os serviços para a sua festa sobre as suas práticas. Saiba sobre como ela faz o descarte de seus materiais, como realiza reutilizações; ou seja, se está, de fato, atenta em não prejudicar o meio ambiente.

Utilize a carona solidária

Crie grupos nas redes sociais para reunir os seus convidados que moram próximos uns dos outros e incentive a dar caronas uns aos outros ou até mesmo sugerir que se juntem para ir de transporte público.

Atente-se aos utensílios

Para fazer festas sustentáveis o primeiro passo é pensar nos utensílios. Pratos, copos e talheres são muito utilizados, principalmente em eventos que envolvem muitos convidados. Caso não queira abrir mão dos descartáveis, prefira os que forem feitos de materiais reciclados. Porém, a melhor maneira de fazer com que sua festa seja realmente sustentável é optando por utensílios que poderão ser lavados e reutilizados em outros eventos.

Nova vida aos enfeites

Deixar o local bonito e enfeitado é uma tarefa que pode gerar muito lixo. Por mais que você tome cuidado para que esses rejeitos sejam bem descartados, o ideal seria não produzi-los. Para isso, use a criatividade para reutilizar enfeites de festas passadas. Caso não tenha, pergunte quem pode ajudar. Inove com algo realmente diferente, utilizando materiais reciclados.

Apague as luzes

Aproveite que o momento, muitas vezes, não precisa de um ambiente cheio de iluminação e reduza seu consumo de energia elétrica. Para isso, basta diminuir as luzes e deixar apenas alguns poucos pontos de iluminação. Opte por lâmpadas de LED que consomem menos.

Abra mão de embrulhos de presentes

Embrulhos de presentes produzem lixos que poderiam ser facilmente evitados. Peça para seus convidados que não embrulhem os presentes.

Descarte consciente

Procure separar o material que pode ser reciclado do lixo orgânico e dê um destino responsável. Durante a festa, disponibilize e sinalize para os convidados diferentes coletores para recicláveis e orgânicos. Assim como para garrafas de vidro e latas.

Sobrou?

Após o fim da festa, verifique tudo o que sobrou, separe e doe.

*Jussara de Paula é analista de meio ambiente do RioMar Recife.

Deixe seu comentário