Formas de se conectar com a natureza na cidade

Formas de se conectar com a natureza na cidade

Por Jussara de Paula*

É sabido que fazemos parte da natureza e estamos nela o tempo todo, mesmo quando moramos nas cidades ou em grandes centros urbanos com suas construções de concreto, paredes e cimento. Ainda assim, é possível estabelecer uma conexão direta com o que está ao nosso redor, disponibilizando novos olhares sobre o ambiente em que vivemos.

De uma forma relativamente simples, que tal proporcionar ótimas vivências, experiências e aprendizados na cidade onde você vive? Vamos a elas:

Apreciar o nascer ou pôr do sol

Já parou para observar o sol sumindo no horizonte? Ou acordou cedinho para vê-lo trazer a luz do novo dia? Seja da janela de casa, do gramado de uma praça ou de onde estiver, é uma oportunidade de renovação de energias apreciando o grande astro essencial para a nossa existência.

Observar o céu à noite

Escolha um local silencioso e seguro e comece a observar o movimento do céu à noite. Apreciando o momento, é provável que você passe algumas horas olhando para cima, principalmente se deitar no chão e imaginar sua relação com a Terra nessa incrível imensidão do universo.

Caminhar sob a chuva

Não tenha medo. Permita-se experimentar a chuva e sinta as gotas de água caindo em seu rosto. Faça isso de vez em quando. Ou faça sempre. Faz bem para o corpo e pra alma.

Descobrir espécies de pássaros que vivem no local

Aguce os seus sentidos e pare. Quantas espécies de pássaros será que vivem no local onde você está ou no bairro onde mora? Conhece algum estudo ou livro que fala sobre isso? Eis ai uma oportunidade de nova atividade esperando por você.

Conheça um rio ou riacho perto da sua casa

Sim, eles existem! Quase sempre estão sujos ou escondidos, mas merecem ser conhecidos pela sua história. A dica é fazer uma rápida pesquisa em publicações com moradores antigos da região. Se gostar da ideia, combine com uns amigos para começar a mapear os rios da região.

Subir em uma árvore

Com cuidado e respeito, sempre escolha uma árvore grande e forte, assim você não vai machucá-la ao subir. Você pode fazer isso toda vez que tiver vontade, aproveitando para ver e sentir as situações e a vida sob outra perspectiva.

Plantar árvores

Plante uma, duas, várias árvores. E cuide! Relacionar-se com a terra e acompanhar o seu crescimento, observando cada fase do desenvolvimento, é simplesmente mágico! Dê preferência a espécies frutíferas e nativas da região.

Realizar ou participar de um mutirão de limpeza

Seja responsável pelo destino mais correto possível para o lixo que você gerou. Ainda que muitos lugares estejam sujos e poluídos, de vez em quando algumas pessoas ou instituições organizam mutirões de limpeza em praças, ruas, parques. Há sempre uma maneira de contribuir. E se ninguém tomar esta iniciativa, que tal você mesmo articular um mutirão e convocar os amigos e vizinhos?

Cultivar uma pequena horta

Com um pouco de terra boa e algumas sementes ou mudinhas, rapidinho você pode ter a sua própria horta. Escolha os condimentos e hortaliças que mais gosta de comer e mãos à obra. Aguce seu conhecimento por mais informações e técnicas de cultivo para cada espécie que plantou.

*Jussara de Paula é analista de meio ambiente do RioMar Recife.

Deixe seu comentário