Por Thays Martins
Do RioMar Recife
O presépio é uma representação do ápice da noite de Natal, que é o nascimento de Jesus. Por aqui no RioMar Recife, você pode observá-lo no Piso L4 com toda a sua simbologia e tradição natalina?.
Assim, como um ponto contemplativo, o público faz uma pausa para observar e registrar os detalhes do ambiente. Esse foi o caso de Ataisa Alves. Ela foi até o presépio e fez um registro com seu smartphone para enviar no grupo da família. Ela ficou encantada e contou que é de Barreiras, município situado no interior da Bahia.
“Eu vim passar férias em Pernambuco, pesquisei os pontos turísticos do Recife e encontrei o RioMar. Fiquei maravilhada com toda a decoração e os detalhes. Tudo muito bonito!”, evidenciou Ataisa.
Significado dos detalhes contidos no presépio
Você sabe como surgiu o presépio? Tudo começou com São Francisco de Assis. Ele percebeu que a população mais simples, que não sabia ler nem tinha acesso a cultura, tinha dificuldade de entender o nascimento do menino Jesus. Foi então que, em 1223, ele montou o primeiro presépio em uma gruta, na Itália.
Na época, a Igreja não permitia a realização de representações litúrgicas, que é a encenação da passagem bíblica, nas paróquias. Assim, São Francisco pediu a dispensa da proibição, para relembrar ao povo sobre o nascimento de Jesus Cristo.
Os três reis magos representados no presépio são: Belchior, Gaspar e Baltazar. Eles eram homens da ciência e conheciam astronomia, medicina e matemática. Esse homens levaram presentes para o menino Jesus.
O ouro significa a realeza; era um presente dado aos reis. O incenso significa a divindade, naquela época era um presente dado aos sacerdotes e sua fumaça simboliza as orações que sobem ao céu. Esse presente tem a simbologia de que os magos reconhecem que Jesus é divino. E a mirra simboliza o sofrimento e a eternidade. Isso porque a mirra era usada no embalsamamento.
Deixe seu comentário
Você deve estar conectado para postar comentário.