Presépio: uma representação da noite de Natal 
Foto: Thays Martins/RioMar Recife

Presépio: uma representação da noite de Natal 

Por Thays Martins
Do RioMar Recife

O presépio é uma representação do ápice da noite de Natal, que é o nascimento de Jesus. Por aqui no RioMar Recife, você pode observá-lo no Piso L4 com toda a sua simbologia e tradição natalina💫. 

Natal RioMar tem escada trenó além da imaginação 

Assim, como um ponto contemplativo, o público faz uma pausa para observar e registrar os detalhes do ambiente. Esse foi o caso de Ataisa Alves. Ela foi até o presépio e fez um registro com seu smartphone para enviar no grupo da família. Ela ficou encantada e contou que é de Barreiras, município situado no interior da Bahia. 

Ataisa fez várias fotos para enviar para a família.

“Eu vim passar férias em Pernambuco, pesquisei os pontos turísticos do Recife e encontrei o RioMar. Fiquei maravilhada com toda a decoração e os detalhes. Tudo muito bonito!”, evidenciou Ataisa.

Significado dos detalhes contidos no presépio 

Você sabe como surgiu o presépio? Tudo começou com São Francisco de Assis. Ele percebeu que a população mais simples, que não sabia ler nem tinha acesso a cultura, tinha dificuldade de entender o nascimento do menino Jesus. Foi então que, em 1223, ele montou o primeiro presépio em uma gruta, na Itália. 

Na época, a Igreja não permitia a realização de representações litúrgicas, que é a encenação da passagem bíblica, nas paróquias. Assim, São Francisco pediu a dispensa da proibição, para relembrar ao povo sobre o nascimento de Jesus Cristo. 

Os três reis magos representados no presépio são: Belchior, Gaspar e Baltazar. Eles eram homens da ciência e conheciam astronomia, medicina e matemática.  Esse homens levaram presentes para o menino Jesus. 

O ouro significa a realeza; era um presente dado aos reis. O incenso significa a divindade, naquela época era um presente dado aos sacerdotes e sua fumaça simboliza as orações que sobem ao céu. Esse presente tem a simbologia de que os magos reconhecem que Jesus é divino. E a mirra simboliza o sofrimento e a eternidade. Isso porque a mirra era usada no embalsamamento.

Deixe seu comentário