Como encontrar propósito na vida: uma reflexão para o presente
Foto: Pexels

Como encontrar propósito na vida: uma reflexão para o presente

Por Cintia Tereza*

Como encontrar o propósito na vida? Sempre me faço essa pergunta, principalmente quando estou em frente a desafios muito difíceis e dolorosos, uma reflexão profunda e necessária se quisermos atingir todo o nosso potencial de felicidade.

Propósito e bem-estar espiritual: um convite à reflexão

Para Freud, “a motivação humana se originava da vontade e prazer, o desejo de evitar a dor e satisfazer os desejos”.

Victor Frankl, médico e psicólogo, sobrevivente do holocausto, afirma que a “motivação vem da vontade de significado, a necessidade de um senso de propósito na vida”.

E foi a partir da experiência de Frankl, preso nos campos de concentração nazistas, em condições desumanas, que pôde extrair um caminho possível para encontrar o sentido na vida. Tudo lhe foi tirado, a família, a vida, as posses, mas ele percebeu que nas noites havia sempre alguém que dividia o pouco do pão que tinha e oferecia acolhimento aos outros prisioneiros. E foi assim que Frankl nos trouxe um grande ensinamento, de que tudo nessa vida pode ser tirado de nós, com a única exceção da nossa liberdade de escolha, de tomar a decisão, pois sempre há uma decisão, a cada dia e a cada hora uma decisão determina se nos submetemos ou não às ameaças de perdermos a nossa essência e liberdade.

“É essa liberdade espiritual que não pode ser tirada que torna a vida significativa e cheia de propósito”

Mesmo em meio à tanta adversidade, medo, desesperança, nós podemos fazer escolhas, escolher a própria atitude em qualquer conjunto de circunstâncias, você escolhe o seu próprio caminho. O valor de um propósito é de estar comprometido com um ideal ou projeto pessoalmente significativo. Quando se tem o conhecimento de que há um sentido na própria vida podemos sobreviver a condições adversas, a exemplo citado acima do prisioneiro que encontrou o sentido da sua vida ao dividir um pedaço de pão e acolher os outros apesar de tudo que estava passando.

Frankl propôs 3 caminhos possíveis. O primeiro deles é criar uma obra ou fazer uma ação – ter uma vida ativa e criativa, que realiza, que a torna real. O segundo é experimentar algo ou encontrar alguém, diz respeito a encontrar beleza na experiência da vida, arte ou natureza ou na experiência de amar uma pessoa. E a terceira é a atitude que adotamos diante do sofrimento inevitável em que a criatividade e prazer estão ausentes, o sofrimento é um fato na nossa vida, mas o que fazemos com este sofrimento depende de nós.

“Se existe algum sentido na vida, então deve haver um sentido no sofrimento” Victor Frankl

É possível encontrar o sentido em qualquer circunstância e mesmo que elas mudem ou não, podemos escolher sempre fazer mais e pensar no que fazer para que aquela situação se torne um pouco melhor. Não há uma formula mágica que te diga qual é o seu propósito, mas há perguntas que podem nos ajudar: o que é significativo para você? Quem é importante para você? O que você acha belo? As respostas para essas perguntas servem como uma bússola que nos ajuda a encontrar o nosso caminho.

O sentido da vida difere de pessoa para pessoa, de momento a momento, a cada situação nos convoca a uma resposta diferente:

O que a vida pede de você? Onde você encontra significado? Qual é o seu propósito?

A nossa relação com o tempo

* Cintia é gestora de Gente e Hospitalidade do RioMar Recife. É personal e professional coach pela Sociedade Brasileira de Coaching e integrante da Happiness Studies Academy (HSA – Academia de Estudos da Felicidade do Doutor Tal ben Shahar).

Deixe seu comentário