Veja como identificar problemas na bateria do celular

Veja como identificar problemas na bateria do celular

Passamos cada vez mais tempo conectados ao nosso smartphone e, por conta dessa proximidade, devemos redobrar os cuidados com a manutenção do aparelho. Apesar de raro, o celular pode causar acidentes, como explosões ou curtos circuitos, e muitos deles são provocados pela bateria.

Novo Samsung Galaxy M31 promete bateria que dura até 2 dias

O fato é que estamos sempre atentos à carga desse componente elétrico, mas pouco observamos os seus aspectos físicos, que podem servir de alerta para reparos ou substituições preventivas. Você sabia, por exemplo, que a bateria pode apresentar problemas mesmo sendo de um aparelho novo?

Para te ajudar a avaliar as condições de funcionamento deste item vital para o celular, selecionamos algumas dicas preciosas. Confira:

1 – Estufamento: o fenômeno ocorre quando os componentes químicos da bateria entram em contato com o oxigênio, promovendo a oxidação. De acordo com o portal especializado Battery University, a oxidação ocasiona a expansão dos elementos da bateria, o que obriga as paredes do acessório a se dilatarem. A bateria estufada deve ser substituída imediatamente. A recomendação é desligar o celular e colocá-lo num recipiente a prova de fogo e levar o telefone para a assistência técnica o quanto antes;

2 – Ruídos: quando a bateria apresenta defeito, é possível ouvir ruídos, mesmo com a tela desligada e sem qualquer aplicativo emitindo som. Nesse caso, recomenda-se não utilizar o celular, desligá-lo e procurar a assistência técnica o mais rápido possível;

3 – Temperatura: é normal que os celulares esquentem por conta do trabalho incessante ao qual o equipamento geralmente é submetido. Mas, se o aquecimento for frequente, é importante que o aparelho seja desligado e a capa retirada até que volte a uma temperatura razoável. Procure deixar o celular em lugares arejados e desligue as funções desnecessárias. Se o problema persistir, procure assistência técnica;

4 – Carregamento: se a porcentagem da sua carga cai bruscamente, também pode ser um sinal para a troca da bateria. É importante estar atento se a carga tem queda de 20% por hora – mesmo que o uso seja leve – ou se o carregamento não completa 100% após horas na tomada. Para acompanhar melhor o desempenho, é possível baixar o aplicativo AccuBatery. Além de monitorar, o app apresenta o diagnóstico em dados da bateria.

Vale ressaltar que, ao identificar qualquer uma das situações acima, você deve buscar uma assistência técnica para solucionar o problema o mais breve possível.

Fonte: https://www.techtudo.com.br/

Deixe seu comentário