Quem circula pelos corredores do RioMar talvez nem imagina o trabalho desenvolvido para que o ambiente seja sempre saudável, onde o conforto nos faça sentir em casa e com o mínimo de impacto para a natureza. Na verdade, o empreendimento possui uma série de premissas socioambientais, que atuam no gerenciamento responsável dos recursos naturais. Deixa a gente explicar.

O mall tem sua gestão e operação pautadas pelo compromisso com a sustentabilidade, e isso quer dizer que a relação com o meio ambiente foi concebida desde o momento em que o empreendimento era apenas um projeto no papel.

Todo esse cuidado foi responsável por torná-lo o primeiro centro de compras da América Latina a receber a Certificação AQUA (Alta Qualidade Ambiental) de Construção Sustentável, reconhecida internacionalmente.

A integração socioambiental valoriza a qualidade de vida das pessoas, e por isso a concepção do RioMar foi muito bem pensada para que desde a obra até a sua operacionalização, o empreendimento funcione com o mínimo de impactos e com o manejo responsável dos recursos naturais, combatendo as perdas em seus processos.

Dentre as principais práticas estão:

  • Monitoramento dos níveis internos de CO2 para tratamento e controle do volume de ar externo de renovação em função da ocupação do shopping;
  • Captação da água da chuva na cobertura do edifício, utilizada nos sistema de irrigação dos jardins;
  • Recolhimento da água de condensação do sistema de climatização e reutilização nas torres de resfriamento com economia de aproximadamente 25% da água consumida;
  • Esgoto a vácuo, que possibilita redução economia de mais de seis milhões de litros de água, comparado a um sistema convencional;
  • Redução de custos de energia em comparação ao sistema convencional em até 70% entre 10h e 17h, devido a utilização de arquitetura biodinâmica, diminuindo a irradiação de calor para dentro do ambiente e englobando o empreendimento a paisagem local.