A data é para celebrar o Dia Mundial da Doação de Leite Humano. Mas também é um alerta: com um déficit de mais de 30%  no Banco de Leite Humano do Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip), centro de referência em Pernambuco, é preciso, mais que nunca, estimular a doação. Não é exagero nenhum afirmar que o ato salva vidas!  Por isso, shoppings de todo o Brasil participaram, nesse sábado (19), de um mamaço. No Recife, a iniciativa aconteceu no RioMar.

Participaram da ação doadoras e seus filhos e acompanhantes, além dos profissionais de saúde de bancos de leite humanos de Pernambuco e postos de coleta do Recife. O mamaço aconteceu às 15h, no Piso L3.

No RioMar, as lactantes, inclusive, têm três locais distribuídos nos Espaços Família, disponíveis nos pisos L1, L2 e L3, onde podem amamentar seus pequenos com tranquilidade.

Espaço Família oferece conforto para os bebês e praticidade aos pais

O que é preciso para doar?

– Estar amamentando ou ordenhando leite para o próprio filho;
– Ser saudável;
– Apresentar exames pré ou pós-natal compatíveis com a doação;
– Não fumar mais que 10 cigarros por dia;
– Não usar medicamentos incompatíveis com a amamentação;
– Não usar álcool ou drogas ilícitas;
– Realizar exames (hemograma completo, VDRL, anti-HIV e Hepatite B) quando o cartão de pré-natal não estiver disponível;
– Realizar outros exames conforme perfil epidemiológico local ou necessidade individual da doadora.

Esses requisitos garantem um leite humano seguro além da realização do Controle de Qualidade Físico-Químico e Microbiológico feita pela instituição. O leite ordenhado também passa por um processo de pasteurização, que é realizado usando uma temperatura de 62,5ºC por um tempo de 30 minutos.

Para doar o leite não é necessário sair de casa. O Imip pode buscar o recipiente das doadoras ou, se preferir, elas podem levá-lo até a unidade. A coleta de leite no domicílio pode ser feita através do telefone : (81) 2122-4103. Esse é um serviço voluntário.

Como doar

– Usar vidros de café solúvel com tampa plástica (retirar papelão da tampa);
– Colocar vidros e tampas em panela;
– Encher a panela com água corrente até cobrir os vidros e tampas;
– Levar ao fogo e deixar ferver no mínimo por 15 minutos (esterilização válida por 24 horas);
– Antes de ordenhar: retirar adornos (anéis, pulseiras, relógio); lavar as mãos e antebraços (até o cotovelo) com água e sabão; e as mamas com água, proteger nariz e boca com pano limpo e prender os cabelos com lenço ou touca para banho. Massagear as mamas e desprezar os primeiros 5 jatos de leite;
– Encher o vidro com Leite Humano Ordenhado até, no máximo, 2 centímetros abaixo da tampa plástica (para evitar que o vidro se rompa no processo de aquecimento);
– Usar um vidro esterilizado para cada ordenha. Podendo, entretanto, acrescentar o Leite Humano Ordenhado ao vidro contendo leite já congelado, durante 48 horas. Constará no vidro a data da primeira coleta do leite ordenhado.