Com inspiração no Natal, Artesanato de Talentos inaugura no RioMar

Com inspiração no Natal, Artesanato de Talentos inaugura no RioMar

Artesãos do Pina e Brasília Teimosa têm suas obras expostas no espaço recém-inaugurado no RioMar Recife, no Piso L1, próximo à Renner. A loja Artesanato de Talentos permanece no mall até o dia 24 de dezembro e reúne inúmeros itens para casa e decoração já no clima natalino. A iniciativa é fruto da parceria entre os institutos JCPM e Fecomércio-PE.

Além disso, grande parte dos produtos é feita a partir de materiais recicláveis como garrafas pet, garrafas de vidro, borras e filtros de café, papeis de revistas e jornais e tampinhas de garrafas.

Dona Ninha Arte, como gosta de ser chamada, tem 63 anos e há dez descobriu no artesanato uma nova paixão. “A arte de criar é tudo para mim. É uma terapia”, confessou a artesã de Brasília Teimosa.

Dona Ninha se apaixonou pelo artesanato e há dez anos trabalha com arte.

A diretora executiva do Instituto Fecomércio-PE, Brena Castelo Branco, explica que os artesãos passaram por capacitações fornecidas pela instituição. “É muito gratificante ver o resultado de tanta dedicação. Todos passaram por qualificações, e, agora, apresentam o fruto desse trabalho”, disse Brena.

O projeto vai além de possibilitar a venda dos itens, mas tem como prioridade auxiliar no desenvolvimento da capacidade empreendedora de cada um dos participantes. Ao longo do ano, são realizados cursos e oficinas focados no amadurecimento da produção e da comercialização. Este ano, 13 profissionais participaram.

A diretora executiva do instituto Fecomércio-PE, Brena Castelo Branco, ressaltou a importância das capacitações feitas pelos artesãos.

“São comunidades que têm grandes exemplos de empreendedores. Muitos precisam apenas de apoio para desenvolver melhor o seu negócio. Acho de extrema importância a dimensão que o trabalho realizado por eles ganha quando estão em um shopping, no mesmo espaço de grandes marcas do varejo. Isso termina tendo um reflexo comercial que vai muito além do funcionamento da loja. Tem impacto o ano todo para eles”, comenta a diretora de Desenvolvimento Social do Grupo JCPM, Lúcia Pontes.

As peças estão sendo vendidas com preços que variam de R$ 10 a R$ 500. Veja alguns dos produtos que estão na loja:

O Instituto JCPM

O IJCPM tem sua unidade do Recife instalada no RioMar. Lá, são feitas as capacitações tanto para empreendedores das comunidades quanto para jovens moradores do entorno do shopping. Desde a criação, mais de 30 mil pessoas já foram impactadas pelas atividades realizadas pelo IJCPM.

Deixe seu comentário