A criança é criativa por natureza, adora inventar brincadeiras alternativas e consegue transformar quase tudo em brinquedo. Mesmo em locais onde a diversão é garantida, como nos shopping centers, é muito comum ver a criançada fazendo estripulias nos corredores e, principalmente, utilizando as escadas rolantes e os elevadores como se fossem brinquedos.

Quem já não presenciou uma criança querendo andar no sentido contrário da escada rolante ou subir e descer várias vezes no elevador panorâmico só para ter a sensação que está viajando numa espaçonave? Às vezes apertam vários botões do elevador de uma só vez, fazendo-o parar em todos os andares e acham que o corrimão da escada rolante é um escorregador. Mas aí é que está o perigo, pois usar esses equipamentos da maneira errada coloca em risco a segurança da garotada.

Para orientar as crianças de 6 a 12 anos e conscientizar os pais e responsáveis sobre como usar de forma correta e segura os elevadores, as escadas e as esteiras rolantes, 29 shopping centers, em 11 estados, e 23 cidades do Brasil vão receber no dia 20 de outubro, a ação Faça a Coisa Certa. No Recife, a ação será realizada no RioMar, das 10h às 12h, na escada em frente à sorveteria Baccio di Latte.

Conscientização

Idealizada pela thyssenkrupp Elevadores, líder mundial em desenvolvimento tecnológico para mobilidade urbana, a Faça a Coisa Certa acontece todos os anos, sempre no mês de outubro, quando é comemorado o Dia das Crianças, e já integra o calendário anual de eventos de muitos shoppings do país. Nos últimos seis anos, mais de 190 mil crianças foram impactadas com a ação.

“Nosso objetivo é promover o diálogo sobre o uso correto dos equipamentos que estão presentes no dia a dia das crianças, chamando a atenção dos pais, avós e demais responsáveis. Acreditamos que por meio da informação correta podemos contribuir com a conscientização em prol de atitudes seguras, visando o bem-estar das vidas que transportamos”, afirma Paulo Manfroi, Vice-presidente de Serviços da área de negócios Elevator Technology da thyssenkrupp para a América Latina.

Game e gibi

Em formato de blitz, equipes da empresa estarão a postos nos shoppings, próximas das escadas rolantes ou dos elevadores, para passar informações sobre medidas de utilização segura desses equipamentos para prevenir acidentes. Além das orientações, as crianças vão poder levar para casa o gibi “Super Zero e Segurita em busca da segurança” que será distribuído durante a ação nos shoppings.

E para a criançada poder aprender se divertindo em qualquer lugar, foi criado um game educativo para baixar no celular, disponível nas versões iOS e Android. A partir de um tutor e dos personagens Super Zero e Segurita, o game possibilita a imersão em um conteúdo sério de forma lúdica e interativa, buscando atrair a atenção dos pequenos para as dicas de segurança.