Você acorda com dores musculares? Já chegou a pensar que os incômodos podem estar relacionados à maneira de dormir? Para entender um pouco mais sobre o assunto, a fisioterapeuta Marília Castro (@mariliacastro.fisiointegrativa), especialista em fisioterapia integrada, terapeuta floral e com formação em aromaterapia e auriculoterapia explica o que pode estar acontecendo.
Clínica SIM no RioMar: de exames a procedimentos odontológicos
De acordo com a profissional, um estudo demonstra que 80% da população que sente dores nos ombros apresenta uma relação direta com a posição de dormir. “É que durante o dia acumulamos tensão nos ombros, seja pela somatização de estresse emocional diário ou até mesmo posturas erradas e movimentos repetitivos. Como consequência, à noite essa tensão acumulada em volta da musculatura é liberada”, afirma Marília.⠀
No entanto, se você dorme em posições “erradas”, essa tensão torna-se contínua e pode, inclusive, ser a causa das bursites, tendinites ou síndrome do impacto, por exemplo. Portanto, vale a pena colocar em prática as dicas que ela traz. Vamos lá:⠀
» O primeiro passo acontece com a mudança de hábito, que apesar da dificuldade inicial, irá trazer alívio ao corpo. Por isso, busque alternar as posições inicialmente, tentando variar ao longo da noite.
» Outra dica importante é investir em colchões e travesseiros adequados.⠀
» Procure espreguiçar-se ao acordar! Isso mesmo, algo demorado e sem a pressa de levantar.⠀
» Alongamentos. A prática de exercícios para fortalecimento dos músculos dificulta as lesões que eles podem sofrer. Por isso é tão importante a prática de Yoga, pilates ou até mesmo a fisioterapia.
» Por fim, evitar as posições campeãs de lesões que são:
– Dormir com o braço acima de 90 graus
– Ou de lado, em que o peso do corpo fica em cima do mesmo braço sofrido por toda a noite. (Pobre ombro!)
Se as dores persistirem mesmo tomando todas essas precauções, procure um profissional da área.
Deixe seu comentário
Você deve estar conectado para postar comentário.