Celular, televisão, computador, tablets. Seja para trabalho, estudos ou distração, no período de pandemia causada pela Covid-19, o uso dos eletrônicos vem aumentando gradativamente. No entanto, esse tempo passado cercado por telas digitais pode ser bem prejudicial à saúde dos olhos. “Um exemplo disso é o aumento na incidência da síndrome do olho seco, que atinge milhares de brasileiros e pode piorar com o uso frequente de aparelhos eletrônicos”, afirma o médico oftalmologista do HOPE (Hospital de Olhos de Pernambuco), Bernardo Cavalcanti.
A síndrome do olho seco afeta mais de 340 milhões de pessoas em todo mundo. No Brasil, a disfunção atinge cerca 12% da população, ou seja, cerca de 25 milhões de brasileiros, numa proporção de três mulheres para cada homem (na mulher a oscilação ou queda do estrogênio aumenta a predisposição para olho seco). Mas por que esse momento de pandemia pode aumentar os casos?
De acordo com Cavalcanti, isso acontece porque piscamos menos quando estamos na frente de celulares, monitores e outros dispositivos eletrônicos. “Em média uma pessoa pisca de 15 a 20 vezes por minuto. Ao utilizar os dispositivos, esse número cai consideravelmente para seis vezes por minuto, aproximadamente. Quando ocorre uma diminuição no número de piscadas, existe um desequilíbrio na produção das lágrimas, ocasionando o olho seco”, esclarece.
Os sintomas da síndrome variam entre vermelhidão, ardência, visão embaçada, coceira e maior sensibilidade à luz. O médico ainda faz um alerta: “se a ela não for acompanhada e tratada logo no início, a falta de lubrificação na superfície ocular pode interferir com a visão através de alterações na córnea como ceratite, além de agravamento de outras doenças, tais como conjuntivite e alergias.”
Para alívio dos sintomas, o oftalmologista diz que o principal é piscar. “Uma das principais maneiras de diminuir a sensação do olho seco é piscando. Também é importante diminuir a exposição às telas de eletrônicos, além de, a cada meia hora, fazer uma pausa para piscar e lubrificar os olhos”, indica. Outros cuidados são evitar ar condicionado, aumentar o consumo de água e diminuir o uso de lentes de contato. Caso a pessoa já utilize colírios para olho seco, a indicação é aumentar a frequência da utilização.
Deixe seu comentário
Você deve estar conectado para postar comentário.