* Atualizada em 03 de outubro de 2021.
Alteração nos sentidos do olfato, paladar, audição (perda; zumbido; tontura) e visão são alguns dos comprometimentos investigados que podem ser causados pela Covid-19. Esses sintomas devem ser diagnosticados e tratados, o quanto antes, para evitar sequelas mais duradouras. Por isso, é extremamente importante realizar um acompanhamento com o oftalmo e o otorrino. E no Hope, Piso Térreo, no RioMar Recife, é possível, além da consulta com o especialista, realizar os exames, tudo em um só lugar.
Saúde dos olhos: saiba as recomendações para o uso das telas
“De maneira geral, quando se fala em Covid-19, logo vem à mente febre, tosse seca e problemas respiratórios. Mas não podemos esquecer que as manifestações oculares (conjuntivite viral, lesões na retina) e as alterações de olfato, paladar, tontura e zumbido também estão associadas não só aos sintomas, mas às sequelas deixadas pela doença”, esclarece a médica otorrinolaringologista, Dra. Kátia Virgínia.
A perda do olfato e paladar já vem sendo amplamente estudada e configura como um dos sintomas que mais acometem as pessoas que tiveram a Covid-19. “Não é raro casos de pacientes que após dois, três meses ainda apresentam esses sintomas”, afirma Dra. Kátia Virgínia.
Para esses casos, o Hope dispõe de um dos melhores testes de identificação do olfato que é UP SIT. Mais conhecido como Teste do Olfato, ele foi desenvolvido pela Universidade da Pensilvânia, é de fácil aplicação, alta confiabilidade e reúne 40 substâncias. Elas vêm em cartelas, onde o paciente pode cheirar e marcar sua percepção para posterior avaliação do médico. Cada pessoa demora cerca de 15 minutos para concluir. O Hope é um dos únicos hospitais de Pernambuco a disponibilizar esse serviço.
“Para um diagnóstico mais completo, o exame pode ser feito acompanhado de uma videonasolaringoscopia, que observará estruturas da boca, orofaringe e laringe.”, explica a médica.
Quando o assunto é audição, os resultados de pesquisas apontam para os prejuízos que a doença pode causar nas funções das células ciliadas da cóclea, codificadoras de estímulos sonoros. “Pode acontecer zumbidos e uma surdez súbita, que consiste na perda repentina da audição ou a piora abrupta de um problema pré-existente, com a diminuição do limiar auditivo em 30dB, em três frequências diferentes, podendo ser causada por infecções virais como o coronavírus” é o que explica Dra. Kátia Virgínia. Desta forma o exame de audiometria funciona como um acompanhamento da saúde da audição e a capacidade de escutar os sons.
Em relação aos problemas oftalmológicos causados pela Covid-19, por se tratar também de uma doença vascular, tem se observado um acometimento dos vasos da retina, causando muitas vezes lesões retinianas. Juntamente com isso, a dificuldade para enxergar de perto, a presbiopia. “É como se o paciente tivesse maior propensão a ter uma lesão dessa musculatura ocular, fazendo com que tenha a capacidade de enxergar de perto prejudicada.”, explica o oftalmologista Dr. Pedro Leonardo.
Deixe seu comentário
Você deve estar conectado para postar comentário.