Se seus olhos apresentam constantemente coceira, vermelhidão, ressecamento, ardor e sensibilidade à luz, pode se tratar da Síndrome do Olho Seco. Ela é provocada por alterações na composição ou produção das lágrimas, o que prejudica a lubrificação dos olhos. Além disso, a lágrima também é responsável por nutrir e proteger as estruturas oculares externas, como a córnea e a conjuntiva.
Máscaras infantis com diferente estampas se destacam no RioMar
“É importante estar atento aos sintomas e a frequência com que eles aparecem, pois além do desconforto, se não for tratada corretamente, a Síndrome do Olho Seco pode provocar lesões na córnea”, explica a oftalmologista Mirella Maranhão, do Hospital de Olhos de Pernambuco (HOPE).
Além de problemas na composição da lágrima ou produção insuficiente, fatores externos como poluição, excesso de exposição ao sol e uso constante de computador e televisão também podem causar a Síndrome do Olho Seco. O diagnóstico é feito por avaliação clínica, mas alguns exames podem ajudar a avaliar o nível da produção de lágrimas, como o teste de Shirmer.
O tratamento vai desde a prescrição de colírios lubrificantes até cirurgia para o fechamento dos dutos lacrimais que drenam as lágrimas, para evitar a perda. “Cada caso é avaliado individualmente, com suas causas e sintomas, para, então, ser definido o melhor tratamento”, diz a médica.
Como prevenção, é possível adotar alguns hábitos: descansar os olhos após o uso de aparelhos eletrônicos como tablets e celulares; ajustar a altura da tela do computador; piscar com mais frequência, para ajudar na lubrificação dos olhos; hidratar-se; evitar a exposição à fumaça e fazer a higiene dos olhos corretamente. “Outro cuidado é investigar, com a ajuda médica, se a Síndrome do Olho Seco é sintoma de doenças como a blefarite, que é uma inflamação na região dos cílios que obstrui a glândula lacrimal e, com isso, pode ressecar os olhos”, completa.
Campanha Julho Turquesa
A campanha do Julho Turquesa foi instituída pela Tear Film Ocular Surface Society – TFOS em 2017, com o objetivo de divulgar e informar a população sobre a importância do acompanhamento do Olho Seco, doença que acomete milhões de pessoas no mundo inteiro, interferindo na sua qualidade de vida e visão.
Em 2020, a Associação dos Portadores de Olho Seco – APOS, em parceria com a TFOS, trouxe para o Brasil a campanha. Desde então, são produzidos diversos conteúdos sobre o tema, como publicações, E-books e atividades diversas em várias instituições que cuidam da saúde da visão dos brasileiros, ressaltando a importância da busca do auxílio do oftalmologista para o correto diagnóstico e tratamento.
Deixe seu comentário
Você deve estar conectado para postar comentário.