É nesta fase que muitos desenvolvem a necessidade do uso de óculos. Mesmo que o adolescente não note os primeiros sinais, as consultas anuais possibilitam o diagnóstico precoce e evitam, por exemplo, o mau desempenho na escola ou no dia a dia. A fase também aciona um alerta cada vez mais nítido para esta geração: o inevitável uso de aparelhos eletrônicos está diretamente relacionado ao aumento do diagnóstico de miopia.
Hope: catarata também pode atingir recém-nascidos e crianças
Não existe dúvida entre os oftalmologistas de que o uso excessivo de aparelhos eletrônicos, como tablets, computadores e celulares, influencia no aumento da miopia na população. Isso acontece porque há uma demanda de esforço repetitivo de perto, diretamente ligado à doença. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que, até o ano de 2050, pelo menos metade da população do planeta será míope.
Além disso, o médico oftalmologista Dr. Bernardo Cavalcanti considera um conflito comum na adolescência: a preocupação com a estética ou a ideia de que os óculos oferecem algum tipo de “limitação” em suas atividades, sobretudo no caso dos jovens que praticam esportes ou atividades externas. Nesse caso, o profissional orienta o uso responsável das lentes de contato. “Boa parte dos jovens podem se beneficiar do uso das lentes de contato, que deve ser monitorado por um médico oftalmologista especialista na área. A boa adaptação, que consiste no uso adequado e na utilização dos produtos recomendados de higiene, é importante para a manutenção da visão em nível saudável”, diz o médico.
Para agendar uma consulta no Hope, Piso Térreo do RioMar Recife, basta telefonar para o número (81) 3302.2142.
Deixe seu comentário
Você deve estar conectado para postar comentário.