Dica Petz: o que fazer com o filhote de cachorro chorando?
Foto: Petz

Dica Petz: o que fazer com o filhote de cachorro chorando?

Graças à fofura e à alegria que eles proporcionam, os primeiros dias de um bebê pet em casa são realmente inesquecíveis. Ao mesmo tempo, o período também apresenta diversos desafios, como lidar com o filhote de cachorro chorando.

Além de ter que ensinar o pet a fazer as necessidades no lugar certo, é preciso aprender como lidar com o choro de filhote de cachorro, ainda mais quando isso acontece durante a noite toda.

Nem todos os filhotes de cachorro passam a noite em claro choramingando. Por outro lado, esse evento está longe de ser raro e não é difícil entender o por quê. Saiba agora quais são os motivos e o que fazer para cachorro filhote parar de chorar.

Afinal, por que cachorro filhote chora tanto?

Chorar é um hábito totalmente normal dos cachorros bebês. Entretanto, é preciso entender por que seu filhote não para de chorar. Para isso, precisamos analisar todos os fatores possíveis.

De acordo com a Dra. Renata Alves, médica-veterinária da Petz, muitas vezes, a causa do filhote de cachorro chorando é a adaptação ao novo lar. “Devemos pensar que, antes de chegar em nossa casa, o pet vivia num ambiente com outros cachorros. O ato de chorar é uma forma de ele expressar o que está sentindo”, explica.

Para os bebês que contavam com a presença da mãe e dos outros cães da ninhada, o “choque” de se ver sozinho num ambiente novo pode levá-los a chorar até que se adaptem. Mas mesmo cães (filhotes ou não) que estavam em abrigos podem estranhar a mudança, levando um tempo até que se sintam seguros e tranquilos.

Lembrando que não atender às necessidades básicas de um cãozinho também pode levá-lo a chorar. Afinal, essa é uma das principais maneiras que um filhote tem de se comunicar. Nesse sentido, outras causas muito frequentes de choro são fome, frio, medo, sede, entre outros.

O que fazer com filhote de cachorro chorando?

Sem dúvida, o estranhamento diante de um local completamente diferente e com pessoas novas é a causa mais comum do filhote de cachorro chorando. Contudo, é fundamental levar o pet ao veterinário nas primeiras semanas dele em sua casa.

Além de passar orientações para alimentação, vacinação, cuidados de higiene e mais, o veterinário também poderá avaliar melhor o estado de saúde do cachorro. Essa etapa é importante para se certificar de que o pet não está doente ou com dor.

Depois de confirmar que seu amigo não está com dor, é hora de partir para a verificação das necessidades básicas dele! Esses fatores são grandes motivos que deixam seu filhote de cachorro recém-nascido chorando muito. Portanto, verifique se ele está com frio, fome, sede etc.

Se mesmo com essas necessidades básicas atendidas o filhote continuar a chorar durante a noite, é provável que ele esteja com dificuldade para se adaptar. Para ajudá-lo, aqui vão algumas dicas:

  1. Estabeleça uma rotina desde a chegada do filhote à sua casa. A previsibilidade contribui para dar mais segurança a ele, diminuindo a ansiedade e os choros;2. Enriqueça o ambiente do seu novo amigo e incremente o dia a dia dele com atividades que estimulem os comportamentos naturais caninos. Cães que gastam bastante energia durante o dia são menos propensos a chorar durante a noite;

    3. Mantenha água fresca disponível o tempo todo e sirva as refeições sempre no mesmo horário. Além de diminuir a chance de esquecimento, isso evita que o pet adquira o hábito de chorar para pedir as coisas;

    4. Durante a noite, experimente colocar bichinhos de pelúcia na caminha do filhote. Eles ajudam a simular o calorzinho e o aconchego da mãe e dos irmãos;

    5. Difusores de feromônio podem ajudar a acalmar o pet, facilitando a adaptação.

    Posso deixar o cachorro dormir no meu quarto ou na minha cama?

    Muitos tutores dormem com o pet para evitar dores de cabeça, pensando: “meu filhote chora a noite inteira”. Entretanto, é preciso saber que isso pode se tornar um hábito para o peludinho. Caso a ideia seja permitir que o cachorro durma sempre na cama com você, não há problema nenhum em fazer isso.

Já se você quer fazer isso com o único objetivo de apaziguar seu amigo até ele se adaptar, é melhor repensar sua estratégia. Isso porque não adianta habituar o pet a uma regra para em seguida alterá-la por completo! Ou melhor: você até pode mudar as regras no futuro, mas, nesse caso, será preciso um novo período de adaptação.

Se mesmo com todas estas dicas você ainda estiver com dificuldade para acalmar o pet, procure um adestrador ou veterinário comportamentalista! Após uma avaliação, esses profissionais poderão ajudá-lo a garantir uma rotina adequada e mais bem-estar ao seu amigo!

Agora você já sabe quais podem ser os motivos e o que fazer quando notar seu filhote de cachorro chorando!

DICA

Você conhece a Petz, uma das maiores redes de pet shop do País? Rações, remédios, toda a parte de perfumaria, roupinhas, brinquedos e vários outros produtos para bichinhos de estimação estão disponíveis na loja localizada no Piso L1 do RioMar Recife.

O local ainda oferece serviços como banho e tosa. 😍🐶:

Fonte: Blog Petz

Deixe seu comentário