Correr é um exercício que traz grandes benefícios para o corpo, mas a corrida de rua reserva o prazer extra da sensação de liberdade. E vale lembrar, é muito importante manter os cuidados contra o novo coronavírus, como o uso da máscara, a utilização de álcool em gel e evitar aglomerações.
Entenda aqui tudo que deve saber se quiser investir em corridas de rua.
Benefícios da corrida
Praticar exercícios físicos sempre faz muito bem à saúde, mas correr atinge o corpo como um todo e, portanto, produz uma melhoria total da saúde.
Correr é um dos movimentos naturais do corpo, que pode reduzir seus níveis de colesterol ruim e aumentar o bom, melhorar a função pulmonar e o sistema imunológico, além de emagrecer.
A corrida também previne doenças. Há estudos que demonstram que mulheres que correm têm índices menores de câncer de mama. Outro grave problema que pode ser evitado com a corrida é o derrame, porque melhora o fluxo sanguíneo.
Além disso, pressão alta, diabetes e colesterol podem ter seus tratamentos potencializados quando o paciente pratica a corrida.
Outros bons “efeitos colaterais” da prática da corrida é a melhora do humor, aumento da autoestima e diminuição da incidência e intensidade da depressão.
Como se preparar para uma corrida de rua?
Muitas pessoas preferem praticar a corrida de rua do que correr na esteira na academia, mas para praticar esse exercício, são necessários alguns cuidados para evitar lesões.
Correr na rua é diferente de correr na esteira porque o praticante está sujeito a superfícies irregulares, que podem trazer surpresas desagradáveis, como buracos imperceptíveis ao corredor e que podem provocar algum dano ósseo e/ou muscular.
Por isso, uma das primeiras medidas a tomar é ter um bom um tênis para corrida de rua que seja capaz de suportar os impactos e superfícies diferentes.
Se o praticante tem o objetivo de começar a participar de um calendário popular de corrida de rua, ele vai precisar de um treinamento diferenciado. Se esse é o seu caso, siga essas dicas:
Faça uma avaliação física e postural para entender melhor a sua capacidade física, conhecer seus limites e evitar lesões;
Melhore seu condicionamento correndo na esteira, para aumentar a sua capacidade cardiorrespiratória e cardiovascular e para melhorar o gesto técnico;
Para quem está começando, é melhor ficar mais de olho no tempo do que na quilometragem atingida. Nessa fase, consistência e progressão são importantes;
Respire corretamente, de forma natural e cadenciada. Se ficar muito ofegante, diminua o ritmo;
Preste atenção no seu corpo, para entender quais são os seus limites;
Busque a ajuda do seu treinador para montar uma planilha de treinamentos, que seja dividida em atividades constantes. Se achar importante, baixe um aplicativo para corrida de rua, que também poderá dar esses parâmetros;
Invista em exercícios de musculação para fortalecer os músculos das pernas, coxas e quadris;
Não esqueça dos dias de descanso, porque os músculos são reconstruídos e desenvolvidos nas pausas entre as sessões de exercícios.
Qual o melhor tênis para corrida de rua?
Os tênis para corrida precisam ser mais macios para amortecer impactos e resistentes, para suportar os longos percursos de treino. No entanto, ideal mesmo é que o praticante tenha ajuda especializada para escolher o modelo, que também precisa estar em sintonia com o biotipo do atleta e o tipo da pisada.
O que comer antes de uma corrida de rua?
Antes da corrida de rua, evite alimentos gordurosos e invista em refeições saudáveis, com alimentos que garantam energia para o treino, como carboidratos.
Outra dica é procurar se alimentar 30 minutos antes da atividade.
Mas o ideal mesmo é procurar um nutricionista para fazer um cardápio direcionado ao seu tipo de treino.
Deixe seu comentário
Você deve estar conectado para postar comentário.