Cachorro pode beber leite sem lactose? Petz explica
Foto: Shutterstock

Cachorro pode beber leite sem lactose? Petz explica

É sabido que o leite não é um alimento indicado para a dieta dos cães, por conta da digestão dificultada, apesar de eles serem mamíferos. Contudo, será que cachorro pode tomar leite zero lactose? Para responder a essa pergunta, a Petz, localizada no Piso L1 do RioMar Recife, pertinho das Lojas Americanas, conta com a ajuda de especialistas no assunto, que explicam, de forma completa, se cachorro pode ou não tomar leite sem lactose.

Tá calor? Refresque seu pet com banho e tosa na loja Petz

Leite na dieta canina

Alimentar o bicho de estimação corretamente é uma preocupação. Afinal, em cada fase da vida, o amigo tem necessidades diferentes. Além do alimento básico, há os agrados para deixar o animal ainda mais contente. No início da vida, o leite materno é importante para o desenvolvimento dos filhotes. Para os recém-nascidos órfãos, existem produtos substitutos no mercado, conhecidos como “leite para cachorro”.

É bastante comum ver pessoas que acreditam que, por serem animais mamíferos, os cães podem beber leite em qualquer fase da vida. Porém, a realidade não é bem assim. Conforme vai crescendo, o peludo diminui a produção da enzima lactase, o que pode torná-lo intolerante à lactose, responsável pela quebra do açúcar no leite. Qual é o resultado disso? Um animal que pode sofrer diversas reações gastrointestinais que causam mal-estar e desconforto. Entretanto, já que o ponto é a lactose:

O cachorro pode tomar leite zero lactose sem problemas?

Recomenda-se não dar leite para cachorros adultos porque a produção de lactase está menor nessa fase da vida. Essa recomendação também existe porque a industrialização do leite de vaca não fornece nenhum benefício ao animal. Isso inclui o leite zero lactose! O leite materno dado ao filhote é fundamental e fornece a quantidade de vitamina e nutrientes necessários. Contudo, na vida adulta, quando já é possível encontrar rações com fonte de nutrição completa, não existe a necessidade de oferecer o leite como suplemento canino.

Algumas pessoas gostam de dar leite como forma de prêmio naquele momento em que os pets fazem algo ensinado ou se comportam em determinada situação. Ainda assim, o leite não é o melhor oferecimento. Sabendo a resposta para “cachorro pode tomar leite zero lactose?” e “cachorro pode tomar leite de caixinha?”, é importante rever o que pode ser incluído na dieta do peludo, mesmo como petisco.

Há outras formas de deixar o amigo feliz, inclusive, no formato de petiscos feitos especialmente para ele. Com a habilidade de romper a lactose reduzida, o cão adulto tem um organismo com dificuldade em lidar com o açúcar do leite, e isso prejudica o animal. O cãozinho pode ter:

» Vômito;
» Diarreia;
» Gases;
» Dores abdominais.

Vale ressaltar que nem todo cachorro é intolerante à lactose. A intolerância varia entre cada animal. Isso depende se o organismo continua ou não produzindo a lactase, algo que só pode ser observado individualmente. Mesmo assim, é melhor evitar o alimento. Se alguém te perguntar se cachorro pode tomar leite zero lactose, a resposta é não, em hipótese nenhuma!

Qual é melhor bebida para dar para o cachorro?

A melhor bebida para dar a um cão é a água, filtrada, limpa e fresca. Assim como os humanos, os cães gostam de água limpa e em temperatura agradável. Trocá-la algumas vezes ao dia, deixando-a refrescante, é uma forma de fazer com que o peludo sinta vontade de se hidratar mais vezes. Para a alimentação, nada melhor que a ração. Há várias marcas de muita qualidade no mercado, que provêm uma alimentação saudável, rica em tudo aquilo que o animal precisa, certo?

Fonte: Blog Petz

Deixe seu comentário