Autoconhecimento: confira 5 dicas de apps de meditação
Foto: Divulgação/Freepik

Autoconhecimento: confira 5 dicas de apps de meditação

Cansaço. Medo. Dúvidas. Ansiedade. Muitos são os sentimentos que podem tomar o coração em momentos difíceis. Por isso, saber trabalhar as emoções é uma das chaves para cuidar melhor não só da mente, mas do corpo. A meditação é uma prática ancestral de autoconhecimento. É direcionar o foco para si mesmo em busca de entender melhor suas emoções. Seus benefícios são muitos: de acordo com um estudo divulgado pelo Instituto do Cérebro do Hospital Israelita Albert Einstein, oito semanas de práticas regulares de atividades de relaxamento, respiração, atenção e psicologia positiva reduziram em 35,3% os sintomas de stress, 27,84% de tristeza e preocupação e 14% de emoções como medo e irritação.

Seja no começo ou no fim do dia, a meditação é uma prática simples que pode ser incorporada facilmente na rotina. Afinal, de vez em quando é preciso desligar o estado de alerta no nosso corpo e respirar. Para isso, a equipe do Viva RioMar trouxe 5 dicas de aplicativos para ajudar a te guiar nessa nova descoberta. Dá uma olhada:

» Headspace

Um dos mais famosos, este aplicativo faz algumas perguntas na primeira vez de uso para poder traçar melhor seu perfil e saber qual é o foco da meditação (trabalho e produtividade, desenvolvimento pessoal, estresse e ansiedade). Ele possui uma biblioteca com playlists gratuitas e algumas pagas. A meditação guiada pode ser na voz de um homem ou mulher, isso fica à escolha do usuário. Ele é totalmente em inglês.

» Meditopia

Esse aplicativo também trabalha com um perfil personalizado. Logo no inicio é necessário realizar um cadastro, e em seguida o usuário tem que escolher até três objetivos que deseja alcançar com a meditação (melhorar o sono, lidar com o estresse e a ansiedade, gerenciar relacionamentos, desenvolver saúde física, entre outros). A partir disso ele te direciona a meditação que será a mais indicada para o momento. Com algumas opções gratuitas, o app conta com o plano premium que libera todas as seleções disponíveis.

» Lojong

O Lojong também solicita um cadastro, porém a partir desse simples passo é possível entrar diversos programas direcionados para inciantes e alguns focados em situações do dia a dia. A intenção do aplicativo é ajudar o usuário a construir o hábito da meditação mostrando seu progresso diário. Com algumas seleções gratuitas, este app também conta com o plano premium, porém, devido à crise do coronavírus, ele disponibiliza um código especial para que o usuário possa desfrutar de todos os programas gratuitamente por 30 dias.

» Calm

Logo após do cadastro inicial, este aplicativo também conta com a personalização do seu perfil. Nele é possível anotar como está se sentindo para que possa refletir sobre seus sentimentos ao decorrer dos dias. Uma característica desse aplicativo é uma função chamada “bolha da respiração”. Nela, o usuário escolhe por quantos minutos deseja realizar o execício, a partir disso o próprio aplicativo guia sua respiração.

» Medite.se

Narrado pelo terapeuta Tadashi Kadomoto, este aplicativo atrai pela sua simplicidade.  Após o cadastro é possível encontrar na tela alguns programas gratuitos que inclui: introdução à meditação, meditações avançadas, relaxamentos, reflexões, entre outros. Sempre mostrando mensagens motivacionais, o app também possui a opções de baixar a meditação para ouvir offline. O aplicativo tem a intenção de que seu usuário busque viver mais presente e consciente todo dia.

Yoga: 5 benefícios que vão mudar a sua vida

Deixe seu comentário