Quando a mistura é feita de talento, inspiração e cultura o resultado é uma obra robusta e emocionante. E na noite desta sexta-feira (21), a Orquestra de Câmara do Conservatório Pernambucano de Música deu um show de erudição durante o Concertos da Primavera, promovido pelo RioMar Recife, no Piso L1, gratuitamente.

Comandada pelo maestro José Renato Accioly, a orquestra trouxe um repertório criado especialmente para o dia. “Quisemos trazer ao festival a essência da música pernambucana. Por isso tivemos Dominguinhos como um nome central, mas também agregamos com a música do movimento harmorial, de Ariano Suassuna”, explicou o maestro.

O maestro José Renato Accioly comandou a Orquestra de Câmara

A apresentação foi uma verdadeira aula sobre a cultura musical pernambucana. A cada partitura executada, o maestro contava detalhes acerca da criação. Um deleite para o público.

Assistindo de frente ao espetáculo, Davi Cristian, de 20 anos, músico, se disse admirador da música erudita. “Eu toco violoncelo e faço parte da Orquestra Cidadã. Gosto muito desse tipo de evento que aproxima o público de um gênero musical muitas vezes escanteado por não ter apelo popular”, ressaltou o jovem que pretende voltar nos outros dias. Sua namorada Keyla Lima, 19, afirma que não conhecia o ritmo. “O convívio com meu namorado, que é musico, me aproximou desse estilo musical e que eu aprendi a gostar. Tem muito valor cultural”, disse.

O jovem casal Davi e Keyla são admiradores da música erudita

Já o casal Roswilson Barros e Silva, de 68 anos, e Ângela Pontes, de 63, afirmam que a música permeia os 36 anos de casados. “A gente bebe música. Onde tem música nós vamos, principalmente orquestra, que adoramos”, comentou Ângela.

Casados há 36 anos, Roswilson e Ângela têm na música uma paixão em comum

Como o próprio maestro José Renato afirmou: “A música toca a alma. Toca o coração das pessoas”.

A programação continua

O Concertos da Primavera, projeto autoral do RioMar que está em sua segunda edição, acontece até domingo, na Praça de Eventos 1, Piso L1 do RioMar, com a presença de nomes importantes da música clássica como o tenor Ulisses Montoni, a soprano Julianne Daud e o pianista Marco Bernardo, além da Orquestra de Câmara e Matéria Prima.

Veja a programação:

Sábado (22) – 18h

Soprano Julianne Daud, tenor Ulisses Montoni e o pianista Marco Bernardo

Domingo (23) – 18h

Orquestra Matéria Prima

Mais tempo pra você

Nada melhor que desfrutar de um concerto e depois aproveitar uma das diversas opções de gastronomia do RioMar com tranquilidade, sem pressa. Na sexta e sábado, as operações da Praça de Alimentação e do Boulevard de Restaurantes funcionam até as 23h. Os restaurantes do Espaço Gourmet (Bar Chef, Pobre Juan, Douro In, Kisu e Outback) têm um horário de funcionamento especial, estendendo além das 23h.