As comemorações dos 481 anos do Recife ganham, neste domingo (11), o Espetáculo O Boi Voador. Patrocinada pela Secretaria de Turismo e Lazer da Prefeitura do Recife, a apresentação irá transformar a Av. Rio Branco, na área central da cidade, em um grande teatro ao ar livre. Sob coordenação da Metron Produções e direção de José Pimentel e Ruy Aguiar, o espetáculo promete trazer para as comemorações do aniversário do Recife, celebrado no dia 12 de março, um marco histórico-cultural da capital pernambucana.

Nesta quinta-feira (8), atores caracterizados circularam na Praça de Alimentação do piso L3 do RioMar convidando o público para o espetáculo.

Conta-se que, em 1644, Maurício de Nassau, então governador de Pernambuco, disse que faria um boi voar. Tudo para atrair pagantes de pedágio para ver a cena. Se o boi voou ou não, ninguém tem certeza, mas o folclore em torno do fato permanece vivo até hoje.

A encenação começa às 18h e é uma releitura de trechos do Espetáculo Batalha dos Guararapes, de José Pimentel. O Boulevard da Rio Branco e seu casario será usado como cenário. São ao todo seis cenas. Duas no chão, caminhando pela rua, junto com o público; uma no palco, que será montado na frente da Associação Comercial; uma na sacada do Espaço Cultural Santander e, outra, na esquina da Av. Rio Branco com a Rua Dona Maria César, reproduzindo o encontro de Nassau com os pintores Frans Post e Ekaut.