Quem costuma passear nos parques da Jaqueira ou Dona Lindu, nas zonas Norte e Sul do Recife, respectivamente, já deve ter visto grupos de jovens performáticos dançando coreografias perfeitamente ensaiadas, oriundas do pop coreano. Se você viu mas ainda não sabe que ritmo é esse, a gente explica: o Korean Pop, ou apenas K-Pop, surgiu na década de 90 na Ásia e, depois de vinte anos de sucesso por lá, começou a ganhar adeptos por aqui. Hoje, já existem centenas de grupos no País e, parte desta cena, poderá ser conferida no RioMar, no Piso L3, neste sábado e domingo (19 e 20), das 15h às 17h. Haverá apresentações gratuitas dos grupos Heirs, Move, Soldiers e X.O Dance Team (sábado), e Eleven, Faster – Z, Jjang e NK Project (domingo).
Conheça um pouco dos grupos que irão participar do primeiro K-Pop Festival RioMar:
SÁBADO (19)
HEIRS
Com cinco integrantes, o grupo, formado quatro anos atrás, é focado em performances de girlgroups. É o atual vice-campeão nordestino de k-pop.
MOVE
Composto por meninas, o grupo recifense foi criado em 2014.
SOLDIERS
A primeira apresentação do Soldiers foi em 2015, no Anima Recife, tendo como inspiração o grupo BTS.
X.O DANCE TEAM
O grupo, formado por dez jovens, realiza covers de girls groups coreanos e já representou Pernambuco no concurso Rei do K-pop, no Festival Hallyu, em São Paulo, conquistando o terceiro lugar.
DOMINGO (20)
ELEVEN
O nome do grupo é uma referência à quantidade de integrantes. Formado em 2018, no Recife, faz covers de k-pop.
FASTER Z
O Faster Z é um grupo dance cover de K-Pop. Formado por sete integrantes, com figurinos fieis aos originais do BTS, já ganhou vários prêmios, incluindo o “Insta Meet Day”, evento oficial do Instagram Brasil.
JJAN
O Jjang Dance Group nasceu em 2014 para se apresentar em um festival de colégio. Uma das maiores inspirações do grupo é o Dreamcatcher.
NK PROJECT
Criado em 2014, o NK Project é um grupo de dança focado em pop coreano, que desde a sua fundação vem participando de concursos de k-pop. O grupo conquistou 1° lugar do NE k-pop Contest de 2017, campeonato regional de k-pop que acontece todo ano.
ONDE TUDO COMEÇOU…
Febre entre os adolescentes, o K-Pop é uma dança coreana que explodiu na Ásia no fim da década de 90. Chegou ao Brasil vinte anos depois, mas por aqui também está fazendo o maior sucesso. A precursora do ritmo é a Seo Taiji & Boys, banda que estourou ao se apresentar em um programa de caça-talentos musicais na TV, na Coreia do Sul. Inspiradas no hip hop americano, o K-Pop se reinventou e teve o seu auge com o hit “Gangnam Style”, do cantor Psy.
Deixe seu comentário
Você deve estar conectado para postar comentário.