Teatro é…emoção, aprendizado, alegria, trabalho em equipe, fantasia, imaginação, diversão, criatividade, ser tudo o que quiser. Ao subir no palco, nesta sexta-feira (19), essas foram as definições das crianças que participaram durante uma semana do minicurso de teatro oferecido nesta temporada de férias no RioMar Recife. Durante esse período, elas trabalharam expressão corporal, facial e vocal, além do senso de coletividade. Ao final, apresentaram aos familiares o que aprenderam, encenando em ritmo de frevo a canção De Chapéu de Sol Aberto.

Para a professora Angélica Zenith, com “brincadeiras sem eira nem beira”, as crianças desenvolvem habilidades como disciplina, comportamento e dão asas à imaginação, além de trabalharem a timidez. Durante uma semana, com turnos pela manhã e à tarde, Angélica explicou que as turmas tiveram perfis diferentes. Pela manhã, as crianças eram um pouco mais velhas, com algumas fazendo o curso pela segunda vez. “Fiquei impressionada com a capacidade técnica delas. Um grupo totalmente preparado”, disse a professora. Os pequenos da tarde eram menores, a maioria entre 6 e 10 anos. “Usamos muitos jogos teatrais, explorando as brincadeiras e eles aprenderam muito, sem perceber”, destacou.

O pequeno Tiago Monteiro, de 8 anos, interpretou um pirata. Estreante, garantiu que não ficou com vergonha. “Adorei as brincadeiras, principalmente a da serpente. Não tive medo quando a professora falou que a gente ia se apresentar, eu gostei”, falou. Para Tiago, teatro é emoção e a explicação é simples: “Porque a gente se emociona”.

Já Nízia Faria, 11 anos, disse que sempre gostou muito de interpretar. “Aqui no palco a gente pode ser o que quiser, sem vergonha. Eu adoro me maquiar e minha mãe não deixa tanto. No teatro, eu posso sem problema”, falou a menina que sonha em interpretar a personagem Bela do clássico da Disney A Bela e a Fera.

Veterana, a atriz mirim Ana Clara Torres, 10, já atuou em vários espetáculos, inclusive na Paixão de Cristo do Recife. Ela fez uma bela apresentação antes da encenação das outras crianças, dançando Cisne Negro na ponta. “Adoro estar no palco. Teatro é emoção, sentimento e fantasia. No palco, posso ser tudo o que quiser.”

Como participar

Na próxima semana, as crianças ainda podem fazer o minicurso, porém só há vagas (e poucas!) pela manhã. As aulas acontecem de 22 a 26 de janeiro, das 10h às 12h e das 14h às 16h. Podem participar crianças com idades entre 6 e 12 anos. O investimento é de R$ 60 e a inscrição pode ser feita na bilheteria do Teatro Eva Herz, na Livraria Cultura, onde será ministrado o curso.

Ao final do curso, todos os participantes recebem certificados.