O escritor paraibano Ariano Suassuna (1927-2014) é reconhecido mundialmente por sua extensa obra literária. Mas o que poucos sabem é que o mestre da dramaturgia também se aventurava no campo da gastronomia. É que Ariano foi o mentor de um projeto voltado à produção artesanal de queijos, junto com seu primo Manoel Vilar Dantas – responsável por botar a mão na massa -, direto da fazenda Carnaúba, em Taperoá, interior da Paraíba, que pertence à família Suassuna. E agora, no Piso L1, próximo à Kalunga, no RioMar Recife, o quiosque Suassuna Empório Gourmet acaba de ser inaugurado.
Proprietário do lugar, Leonardo Suassuna, sobrinho-neto do famoso escritor, detalha a operação. “Nosso carro-chefe são os queijos. Temos o diferencial de manter uma produção artesanal e de origem do leite cru, tanto das cabras quanto das vacas”, explica Leonardo.
Por lá, os clientes encontram, além dos vários tipos de queijos, produtos para harmonizar como vinhos, massas brancas – quando levadas ao forno ficam bem crocantes, tipo umas torradinhas, ideais para comer com o queijo em pasta – e geleias gourmet.
“Dois dos nossos queijos foram premiados recentemente. Um deles é o Arupiara, à base do leite de cabra, tricampeão brasileiro do prêmio Queijo Brasil. O outro é o Serra do Pico, com origem do leite da vaca, e que venceu um campeonato mundial disputado este ano em Paris”, destaca Leonardo Suassuna.
Deixe seu comentário
Você deve estar conectado para postar comentário.