Sextou com Mojito! Aprenda a fazer o drink em casa
Foto: Pexels/Divulgação

Sextou com Mojito! Aprenda a fazer o drink em casa

Atualizada em 19 de março de 2021.

Por Luana Monteiro
Do RioMar Recife

Uma bebida originalmente cubana, feita à base de limão, hortelã e muito gelo, perfeita para refrescar nos dias quentes. Pensou no Mojito? Então acertou de primeira! O drink gelado ficou famoso na combinação com rum, mas o preparo sem álcool também é uma excelente pedida para uma sexta-feira. Se você ficou com vontade de experimentar ou prepará-lo em sua casa, confira a receita abaixo e prepare em poucos minutos:

Semana do Consumidor Gastrô: qual a sua pedida?

INGREDIENTES

1 dose de rum branco (50 ml)

1 colher (sopa) de açúcar (pode ser refinado, demerara ou mascavo)

Sumo de 1 limão (20ml)

Água com gás (cerca de 100ml)

1 ramo de hortelã

Gelo picado a gosto

MODO DE PREPARO

Em um copo (300ml), coloque o açúcar, umas 10 folhas de hortelã e o sumo de limão.

Dica: antes de inserir as folhas de hortelã, coloque-as na palma das mãos e bata levemen-te com a mão para o hortelã “soltar” o frescor.

Adicione gelo picado até ¾ do copo.

Para a versão alcoólica, coloque uma dose de rum (50ml).

Complete com água com gás e misture os ingredientes utilizando uma colher bailarina.

Se precisar, complete com gelo e coloque uma folha de hortelã no topo para decorar.

Agora é só aproveitar e tim tim!

Você sabia?

A história do Mojito está cercada por incertezas. Os registros remetem a versões diferentes contadas por Ernest Hemingway, um famoso escritor norte-americano nascido ainda no século XIX, que apreciava bebidas alcoólicas e tinha esse drink como um dos seus favoritos. Ele tinha o costume de contar que em meados do século XVI, um almirante inglês chamado Francis Drake atracou seu navio com o seu irmão Richard Drake em Havana, capital de Cuba, país onde surgiu o Mojito.

A hipótese é de que ambos se apaixonaram pelos ingredientes de lá, e Richard criou um drink para refrescar o calor típico do país após misturar aguardente, lima e hortelã. Outra versão que ficou famosa foi a de Francis, que teria criado um remédio caseiro à base de bebida alcoólica, hortelã e açúcar para seus companheiros ingerirem e aguentarem o percurso da viagem.

 

 

Deixe seu comentário