Como fazer bolo de mandioca sem glúten e sem açúcar
Foto: Pexels

Como fazer bolo de mandioca sem glúten e sem açúcar

*Atualização realizada no dia 24 de junho de 2022.

O São João desperta memórias olfativas daquele cheirinho de milho, bolo, canjica, pamonha e todos os quitutes juninos. Diante de tantas opções, muitas vezes, quem possui algum tipo de restrição alimentar acaba não provando as comidinhas. Pensando nisso, o Restaurante Sesc* trouxe uma receita de Bolo de Mandioca sem glúten e sem açúcar.  A dica da vez ficou por conta da nutricionista Débora Wagner que contou para nós como preparar essa iguaria regional.

São João na FriSabor: 6 sabores juninos para saborear

INGREDIENTES 

» 500g de massa de mandioca (massa puba – extraída da mandioca fermentada);
» 2 xícaras de xylitol/eritritol ou açúcar demerara;
» 2 colheres de sopa de manteiga ghee – tradicionalmente indiana feita a partir do leite de vaca ou de búfala – em temperatura ambiente;
» 3 ovos de galinha;
» 200ml de leite de coco fresco;
» 1 colher de sopa de fermento em pó;
» 1 pitada de sal.

MODO DE PREPARO

Em uma batedeira, inicie o preparo batendo o adoçante ou açúcar demerara com a manteiga até formar um creme e adicionar as gemas. Depois dessa parte, acrescente a massa de mandioca peneirada ao creme, alternando com o leite de coco. Por fim, comece a adicionar as claras batidas em neve com o sal e o fermento, misturando suavemente com um batedor de arames ou colher.

Após misturar todos os ingredientes, leve a massa ao forno, pré-aquecido a 200 graus, em uma assadeira untada com manteiga e levar para assar.

 

*O Restaurante do Sesc está instalado no RioMar Recife e atende funcionários e lojistas do shopping desde 2013. É resultado de uma parceria pioneira entre o Sistema Fecomércio/Sesc/Senac-PE e o Grupo JCPM, sendo a primeira unidade com esse perfil dentro de um shopping.

Deixe seu comentário