Especial baristas: a delicadeza do café filtrado
Fotos: Thays Martins/RioMar Recife

Especial baristas: a delicadeza do café filtrado

Por Thays Martins
Do RioMar Recife

Da produção à extração, o café é uma bebida que tem nuances que fazem toda a diferença no sabor. Seja o tipo de grão com sua torra específica, a forma da moagem e até mesmo o preparo final da bebida, tudo isso faz toda a diferença. Achar esse equilíbrio final é o que encanta Roger Nunes, o jovem barista do Borsoi, cafeteria localizada no Piso Térreo do RioMar Recife.

Vem aí 7ª edição do Circuito do Café RioMar

Roger revelou que o café que mais se identifica é o filtrado, um método delicado e sensível. Isso porque o café filtrado é uma forma manipulável que quem o prepara dita a forma como ele ficará, dando um poder e tom de exclusividade para o barista.

“Gosto de um café mais equilibrado, onde você consegue sentir suas notas, acidez e seu corpo, sendo uma bebida que entrega uma experiência. Curto fazer mais um filtrado pelas possibilidades de explorar os sabores do café através da regulagem da moagem e pela forma como é preparado”, destacou Roger.

Na conversa com o Viva RioMar, além de falar sobre a filtragem, Roger preparou um café filtrado que mais se aproxima de sua personalidade. Assim, ao longo do preparo, ele deu dicas e explicou sobre o pó escolhido. 

O grão escolhido foi de um microlote do Espírito Santo que tem como característica suas notas frutadas com um toque de cana de açúcar, agregando doçura natural evidenciada pelo método correto de preparo. Com um aroma que domina o ambiente, Roger preparou o café com zelo e preciosismo, explicando que pequenos detalhes no processo fazem toda a diferença, como é o caso de escaldar o filtro do café, um processo que elimina os resíduos de celulose do filtro.

Esse filtrado pode ser provado no Borsoi, situado no Piso Térreo do RioMar Recife. Além do filtrado, a casa dispõe de uma gama de métodos além de uma boa carta de tortas, doces, salgados e pratos.

Deixe seu comentário