Chás que ajudam a aliviar os dias de quarentena: saiba quais são
Foto: Pexels/Divulgação

Chás que ajudam a aliviar os dias de quarentena: saiba quais são

Neste período de quarentena, o isolamento social para combate ao novo coronavírus faz com que as pessoas busquem novas formas para manter a mente saudável. As plantas, seja através do consumo ou da inalação, podem ajudar a fortalecer a imunidade emocional e transmitir uma sensação de bem-estar. Deste modo, a Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, relembra algumas práticas que já foram ministradas em oficinas nos equipamentos de educação ambiental e podem ser aplicadas em casa.

Qualidade de vida: 4 dicas para aprender a comer melhor em casa

Plantas medicinais como a camomila, erva-doce, hortelã, alecrim e capim santo, auxiliam na concentração e controle do estresse em tempos de isolamento social e podem ser cultivadas no jardim de casa ou em vasos no apartamento. Segundo a arte-educadora Silvana Coutinho, as plantas possuem um importante papel no processo terapêutico, podendo ajudar pessoas a combater ansiedade e depressão. “As plantas conseguem exercer essa função de captar as energias do nosso corpo. O cultivo é simples e, além de proporcionar hábitos mais saudáveis, quem tem uma horta medicinal em casa cria um espaço verde no lar e trabalha a mente por meio do envolvimento com a natureza. A prática de mexer nas plantas, regar, cuidar e observar o ciclo da vida nos traz uma sensação de bem-estar. É possível utilizar plantas, ervas e temperos encontrados em casa”, explica Silvana.

As principais plantas medicinais são espécies que também estão presentes na gastronomia, como o alecrim, o manjericão, a hortelã e a sálvia, levando assim, propriedades medicinais à cozinha. Para quem está passando a quarentena em home office, a atenção e a disciplina passou a ser dobrada. Nesses casos, o alecrim pode estimular a memória. Outra opção para usar no home office é a canela, que tem a capacidade de aumentar a atividade do cérebro. Os chás ideais para acalmar a sensação de ansiedade são os feitos por infusão de camomila, melissa, erva-cidreira ou folhas de maracujá. Usado tradicionalmente para temperar feijão, o louro tem propriedade digestiva, já a casca de laranja pode ser usada em chá para aumentar a imunidade. “Quando você se dedica ao cuidado com as plantas no dia a dia, você também está distraindo e relaxando a mente”, relata a arte-educadora.

Fonte: Prefeitura do Recife

Deixe seu comentário