Ceia de Natal: saiba como montar a sua e fazer bonito
Foto: Pexels/Divulgação

Ceia de Natal: saiba como montar a sua e fazer bonito

*Por Carmen Peixoto

Quer seja simples ou sofisticado sempre nos perguntamos o que não deve faltar numa ceia de Natal, ocasião em que nos reunimos com a família para celebrar a vida e uma data tão significativa saboreando as delícias de uma boa gastronomia.

É chocólatra? Cacau Show destaca chocolates de Natal

O que servir antes da ceia

Como entrada, as opções são muitas: pãezinhos, patês, brusquetas, espetinhos de queijo com cerejas, salpicão, saladas diversas. Tudo harmonizado com vinho branco, tinto ou mesmo rosé. Atenção, apenas as saladas não combinam com vinho.

Bebidas

Aperitivos feitos com vodka e o champanhe não podem faltar. Há os vinhos, eles são protagonistas nesta ocasião! E claro, os sucos, feitos com frutas deliciosas da época. Os aperitivos para ceia de Natal podem ser dispostos sobre um aparador de forma decorativa e bonita. Espetinhos são bem-vindos, assim como as árvores comestíveis.

Cardápio do jantar

A grande estrela é o peru de Natal, mas você pode substituí-lo perfeitamente por chester ou bacalhau ( à portuguesa). Outras receitas servem para incrementar a sua ceia e deixar todos com água na boca, como é o caso do lombo recheado, do cordeiro, do tender e do pernil. Algumas famílias gostam de colocar o leitão à pururuca no menu natalino.

Acompanhamentos

Arroz à grega, arroz ao champagne, arroz de forno, arroz piamontese, massas ao molho especial, farofa festa (com ameixas ou passas).

Frutas têm presença garantida na Ceia

Unindo-se aos sabores dos pratos, as frutas são muito bem-vindas, e dão um toque de sofisticação. Pode ser abacaxi, ameixa, cereja, coco verde, damasco, figo, framboesa, graviola, kiwi,limão, lichia, maçã, manga, maracujá, melancia, melão, nectarina, pêssego, romã e uva.

Sobremesas

Todos os olhares voltam-se para uma mesa à parte onde devem estar as sobremesas, logo após a ceia de Natal. É só dar asas à imaginação para terminar a noite em grande estilo, com o gostinho de “quero mais” com pavês, torta gelada, torta de morangos, torta de nozes, panacotas, pudins, bolo de rolo, mousses e as tradicionais fatia douradas ( rabanadas).

*Carmen Peixoto é jornalista e instrutora de etiqueta profissional e social

Deixe seu comentário