Que tal aliar pratos cheio de aroma e sabor a uma culinária saudável? A gastronomia tailandesa vem ganhando cada vez mais adeptos. Não apenas por ser diferente, mas principalmente por garantir pratos leves e ricos em nutrientes.

” Os legumes e vegetais na culinária Thai são apenas pré-cozidos, e isso faz com que não perca as propriedades nutricionais”, afirma a chef do restaurante Tokai, localizada na Praça de Alimentação do RioMar, Guta Domenech. A gastronomia ainda é composta por uma diversidade enorme de temperos, como o alho, capim-limão, pimenta, cebola e limão, que dão um ar revigorante, além de serem excelentes expectorantes.

A leveza também faz parte da tradição. Composta por ingredientes leves, é quase toda composta por arroz, ervas, frutas e vegetais, ela ainda ajuda a quem está querendo manter o foco na dieta. Outro ponto que merece destaque é o sal. Ele é substituído por nampla, que nada mais é do que um caldo salgado resultado da água usada no cozimento de peixes. “Mesmo o caldo sendo um tanto forte, o sal encontrado nele não prejudica a saúde, já que não vai sal em nenhum outro componente. Você nunca achará uma comida salgada na culinária thai”, afirma.

O óleo, ou a falta dele, também é um diferencial. “Ele é usado em pequenas quantidades apenas para untar frigideiras, se for necessário. Em geral a gente utiliza a gordura encontrada nos próprios ingredientes, como a castanha e amendoim, que também são usados de forma moderada, para não aumentar o teor calórico do prato”, explica Guta.