A melhor coisa é quando você descobre que tem mais um motivo para comer o que adora, não é? Então, já anote aí: 10 de julho é o Dia da Pizza! De origem italiana, mas famosa e adorada no mundo inteiro. No Brasil, a pizza ganhou o acréscimo de ingredientes regionais ampliando seus sabores para além do básico e foi criada até sua versão doce. Isso só mostra o que já sabemos: brasileiro é apaixonado por esta iguaria. Por isso, separamos 15 curiosidades para você aprender e fazer bonito quando puder encontrar os amigos para comer pizza, claro.
1) O Dia da Pizza no Brasil foi instituído em 1985, pelo então secretário de turismo de São Paulo Caio Luiz de Carvalho. Ele promoveu um concurso estadual para eleger as dez melhores receitas de margherita e mozarela. Por conta do sucesso, determinou que o dia de encerramento, 10 de julho, seria a data oficial para homenagear a pizza.
2) A origem da pizza: Há quem diga que 6 a.C os soldados assavam um pão achatado em seus escudos, o que pode ter dado origem a pizza, mas a forma que comemos hoje com molho de tomate, muçarela e outros recheios surgiu em Nápoles, na Itália, por volta do ano 1.520.
3) A pizzaria mais antiga do mundo está em Nápoles, na Itália, chamada Antica Pizzeria Port’Alba, fundada em 1830 e funciona até hoje.
4) Nem sempre teve molho de tomate na pizza. Antes do século XVI era difícil encontrar tomate na Europa. Depois da popularização do ingrediente, o molho acabou sendo adicionado nas focaccias, um tipo de pão Italiano.
5) Você acha que come muita pizza? Somente nos Estados Unidos, estipula-se que são vendidas 350 fatias de pizza a cada segundo!
6) Primeiro pedido de pizza on-line já registrado foi o de uma pizza de pepperoni.
7) A primeira vez que escreveram sobre pizza foi em um texto latino na cidade de Gaeta em 997 AC. O texto conta que uma determinada pessoa devia a outra pessoa “duodecim pizze” ou traduzindo, doze pizzas.
8) O dia em que as pessoas mais comem pizza no mundo é aos sábados, segundo pesquisa realizada pela ECD Food Service.
9) Os países que mais pedem pizza: em primeiro lugar os EUA, pois 95% dos americanos comem pizza regularmente. O segundo lugar é o Brasil: consumimos cerca de 1,7 milhões de pizzas no ano e, para fechar o top 3, os franceses. Estipula-se que um francês come em média 5 quilos de pizza por ano. O ranking segue com a Itália em quarto e em quinto a Austrália.
10) Marguerita é um sabor real. A famosa pizza de margherita foi criada pelo também famoso pizzaiolo Raffaele Esposito – considerado o pai da pizza moderna. No final do século XIX, Esposito foi incumbido de criar três versões originais de sabores de pizzas para a rainha Margherita de Sabóia e o rei Umberto I. Uma de suas pizzas foi inspirada nas cores da bandeira italiana (verde, branca e vermelha) – a de margherita. O verde é representado pelo manjericão, o branco pelo queijo e o vermelho pelo tomate.
11) Pizza mais cara do mundo. Criada pelo famoso pizzaiolo Renato Viola, a pizza Luigi XII custa 8 mil euros ou cerca de 40 mil reais. Achou caro? Por seu tamanho, ela serve apenas duas pessoas, e sua base é praticamente de frutos do mar, como camarão vermelho, vários tipos de caviar e lagosta, além de uma farinha de trigo especial e outros ingredientes selecionados.
12) A maior pizza do mundo. Os italianos entraram para o Guinness Book, com a maior pizza já feita no mundo que levou o nome de Ottavia, homenagem ao primeiro imperador de Roma, Otávio Augusto. A pizza mede nada menos do que 40 metros de diâmetro, tem cerca de 25 toneladas e rendeu 5 mil pedaços!
13) “Acabar em pizza”. A expressão surgiu no Palmeiras, na década de 50. Um dia, houve uma grande discussão entre os diretores do clube, mas após a calorosa reunião, todos foram para uma pizzaria e deixaram a confusão para trás.
14) Significado de Pizza. A palavra “pizza” vem do latim picea, que designa o objeto torrado pelo fogo.
15) PAC-MAN e pizza. A falta de uma fatia na pizza foi a inspiração para Tohru Iwatami, o designer de jogos da Namco no Japão em 1980, criar o clássico personagem dos games, o Pac-Man.
Deixe seu comentário
Você deve estar conectado para postar comentário.