Já imaginou cultivar uma horta repleta de vegetais em sua casa? Saiba que esse desejo pode se tornar realidade! Além de estimular a sustentabilidade com este ato, você ainda cuida da sua saúde e bem-estar, uma vez que os alimentos orgânicos estão livres de grande parte dos agrotóxicos e outras substâncias comuns do plantio. E tem mais: criar uma horta caseira é mais fácil e simples do que muitos imaginam! Pensando nisso, a equipe do Viva RioMar separou dicas práticas e 4 alimentos que você pode cultivar, confere:
MONTE A SUA HORTA:
Fácil, simples e sustentável: para criar a sua mini horta, você vai precisar de garrafas pet de 2L; terra preta de jardinagem e húmus; sementes ou mudas e algumas pedrinhas pequenas para ajudar na drenagem da água. Siga o passo a passo:
– Corte as garrafas ao meio e faça pequenos furinhos no fundo para não acumular água;
– Espalhe as pedrinhas no fundo da garrafa;
– Coloque uma mistura de duas partes de terra, uma com composto orgânico e outra parte de húmus, até próximo à borda;
– Se preferir, faça furinhos nas laterais da garrafa e utilize corda, barbante ou algum tipo de metal para amarrar o recipiente e pendurar no local escolhido.Os próprios saquinhos das sementes explicam como elas devem ser plantadas e trazem informações sobre a rega. Evite “amassar” as sementes e mudas no solo, pois ele precisa ser fofo, arejado e não deve ser excessivamente úmido.
HORA DE CULTIVAR OS ALIMENTOS:
Tomate:
Sabia fruta é uma das mais fáceis de plantar? O tomate traz diversos benefícios para a saúde pela sua quantidade de nutrientes – como potássio, fósforo e vitaminas A, C e E. Dica: você deve cultivar a planta em um lugar com bastante luz e regar em pequenas quantidades , algumas vezes por semana.
Pimenta:
Comum em diversas casas, rica em fibras e em vitaminas C e B6, a pimenta também pode ser cultivada em casa. Para o plantio, é necessário estar atento à quantidade de água, uma vez que ela precisa ser regada com mais frequência.
Espinafre:
Além de ser um bom-inflamatório e apresentar benefícios ao sistema neurológico, o Espinafre ajuda a regular a pressão arterial e melhora o metabolismo. Para o cultivo, a dica é espalhar as sementes em vasos ou deixá-las a 30cm de distância. Vale ressaltar que esse tipo de planta que não precisa de muito calor, nem de muito sol.
Hortelã:
Versátil e deliciosa, a planta é mais uma que pode estar em sua horta caseira! Perfeito para sucos, saladas e chás, a Hortelã é fonte de proteínas, vitaminas C, D e B e minerais como potássio e ferro, que atuam na saúde digestiva, podendo, por exemplo, diminuir o risco de inflamações no organismo. Para o cultivo, é importante plantá-la isoladamente e tomar cuidado com o vento, que pode prejudicar o seu crescimento.
Deixe seu comentário
Você deve estar conectado para postar comentário.