A Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (ASBAI) promove entre os dias 7 e 13 deste mês a Semana Mundial da Alergia. O tema central deste ano é “Alergia Alimentar: Um problema Global”, uma vez que cerca de 8% das crianças com até 2 anos e 2% dos adultos sofrem com algum tipo deste problema no mundo. E no próximo dia 13, das 9h às 22h, no Piso Térreo do RioMar Recife, em frente à Multicoisas, a ASBAI vai distribuir material informativo a respeito do tema e médicos irão oferecer aos clientes esclarecimentos sobre alergia, gratuitamente.
O médico especialista em alergologia Waldemir Antunes, um dos responsáveis pela ação, conversou com a equipe do Viva RioMar sobre o assunto. De acordo com Waldemir, muitas pessoas ainda desconhecem as características das alergias. “Conhecendo as origens do problema, é mais fácil evitá-lo. Por isso o evento é uma oportunidade para as pessoas obterem informações úteis sobre as alergias”, disse o médico.
Ele explica que as alergias alimentares estão intimamente relacionadas aos hábitos de cada lugar. Assim, no Nordeste brasileiro a incidência de alergia pela ingestão de camarão é maior do que no Sudeste, por exemplo, e que a reação alérgica ao leite e derivados acontece já na primeira infância, uma vez que são os primeiros alimentos consumidos pelas crianças.
Waldemir Antunes afirma que é preciso investigar as causas das reações. “As alergias podem aparecer em qualquer época da vida, e, por isso, os exames clínicos e complementares são fundamentais para o tratamento. Inclusive a imunoterapia com o uso de vacinas para tornar o indivíduo mais resistente e menos sensível às causas”, detalhou.
Deixe seu comentário
Você deve estar conectado para postar comentário.