Por Thays Martins
Do RioMar Recife
Na manhã desta quarta-feira (15), o consultor Luiz Marinho liderou uma conversa com lojistas da capital com o tema “O Futuro do Varejo: como a omnicanalidade vai transformar seu negócio”. O bate-papo ocorrido no Cinemark do RioMar foi promovido pelo Grupo JCPM e contou com a participação de empresários lojistas de cinco shoppings da Região Metropolitana: RioMar, Shopping Recife, Guararapes, Tacaruna e Plaza.
Luiz Marinho, que é um dos principais especialistas em shopping center do Brasil, explicou sobre a importância da omnicanalidade entre os shoppings centers, pois, é uma maneira de atuação linear entre os meios físicos e digitais de venda, tendo em vista que o cliente escolhe a maneira mais agradável de atender às suas necessidades.
“É importante que os shoppings apoiem seus lojistas, principalmente os menos estruturados, no projeto de omnicanalidade para que esse lojista possa competir em igualdade com os grandes. Por isso, esse evento vem para esclarecer dúvidas de como entrar nesse universo da omnicanalidade”, enfatizou o consultor.
Além disso, Luiz Marinho destacou que é imprescindível o mercado acompanhar as tendências da sociedade, deixando de lado o pensamento binário de que as vendas online irão prejudicar as vendas físicas porque as duas modalidades podem convergir, trazendo mais comodidade e facilitando o “ir às compras” do cliente.
Essa flutuação entre o físico e o digital já é utilizada no RioMar Recife através do RioMar Online, onde o cliente pode fazer o pedido pela plataforma e optar pelo delivery, drive-thru, retirar no shopping ou retirar diretamente na loja, otimizando o tempo e agregando conforto ao momento da compra.
Omnicanalidade no RioMar Recife
Por falar em RioMar Online, o superintendente Digital da JCPM, Artur Rebello, contou como a plataforma virtual trouxe o conceito de vender produtos através de experiências e como a função presente contribuiu com isso.
“A função presente foi amplamente utilizada no Dia das Mães e cerca de 20% dos pedidos da plataforma foram para presentear. Além disso, precisamos fazer parte dos micro momentos do dia das pessoas e nem sempre as pessoas estão presencialmente no shopping, mas o shopping pode estar presencialmente na vida delas”, afirmou.
Um ponto importante para melhorar a experiência de compra para o cliente é tornar o processo mais prático e rápido. E é esse o diferencial que o RioMar Online possui dos demais aplicativos, pois a plataforma permite escolher produtos de lojas diferentes para ser entregue em um único pedido.
O empresário Bob Fong, dono da marca Sushimi e EKI, explicou que o time do RioMar Online ajuda a otimizar o deslocamento dos pedidos para que cheguem mais rápido na casa do cliente. “Nós somos parceiros do RioMar Recife há quase 10 anos e o processo de vendas online vem evoluindo cada dia mais”, finalizou.
Partindo para a moda e estilo, Bela Ludmer, diretora comercial da La Camiceria, contou estar animada para aprender mais sobre omnicanalidade porque é o futuro do mercado.
Além disso, Bela explicou que esse trabalho híbrido entre o físico e o digital é mais fácil com uma equipe forte que entende o que o cliente precisa. “Você não tem uma marca forte se não está em um shopping forte, sendo um trabalho em conjunto, lado a lado”, enfatizou.
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