“Estamos em abril, logo você ainda tem oito meses para mudar algo em sua vida”. O convite para a mudança veio do historiador Leandro Karnal, que abriu o primeiro RioMar de Bem com a Vida de 2019, nesta segunda, 8 de abril. Para uma plateia lotada, foi logo avisando: “Me escutem como adultos racionais. Não me escutem como guru. Isso que o Leandro disse me fez refletir. Isso que o Leandro disse não serve pra nada. Sejam críticos. Não sejam tomados por ideias alheias”, ressaltou. O público que o ouviu certamente saiu do Teatro RioMar reflexivo.
Karnal seguiu à risca a palestra “Planejamento e estratégia para um novo tempo: o futuro começa hoje”, que teve os ingressos esgotados há um mês. Focou no planejamento de temas importantes como profissão e família, ressaltando que só os tolos ficam presos ao passado. “Nosso desejo é de permanência. Mas a realidade é a da mudança. Não há frase mais idiota no mundo do que ‘no meu tempo’. Sua época é hoje. Se tenho metas, sei onde quero chegar. Se você tem um propósito, sua vida tem um vetor. O problema é que as pessoas têm apenas desejos”, destacou.
O historiador, que falou por mais uma hora, listou as dificuldades do nosso cérebro em lidar com mudanças. “Tudo o que me protege, me limita. A zona de conforto me faz ficar. Nosso cérebro não gosta de mudanças e ele é cheio de artimanhas. Precisamos de coragem para sair da zona do conforto e encarar o novo”. Ações simples do dia a dia podem estar relacionadas a essa “paralisação” diante das mudanças: a dificuldade de fazer uma dieta, de estudar uma nova língua, de fazer um novo curso.
Para Karnal, nosso maior inimigo é a zona de conforto. “Ostra feliz não produz pérola”, disse, citando Rubem Alves. Logo, é preciso ter coragem para lidar com a única coisa que dominamos: o nosso tempo. Nesse sentido, as redes sociais acabam se transformando em ladrões do tempo de qualidade. “Um minuto perdido em likes ou comentários está perdido para sempre. O que você poderia estar fazendo por você naquele minuto?”
O segredo da transformação existencial é não parar nunca. E aí vem mais um exemplo do cotidiano: Para andar de bicicleta, tem que continuar pedalando. “A resiliência é o ato de resistir todos os dias. Precisamos ter a obsessão em continuar. Não parar nunca”, disse.
E finalizou com três ideias básicas:
“Se você não mudar nada, nada mudará.”
“Se você mudar seu pensamento, você vai mudar sua vida.”
“Mude uma coisa e muda tudo.”
É só escolher: o que você vai mudar até o fim de 2019? Afinal, o futuro começa hoje. Não precisa esperar nada grandioso acontecer. As coisas só mudam com planejamento e estratégica. Não adianta apenas desejar. “Você não domina o mar à sua frente. Mas controla o leme do navio”, ensinou Karnal.
Deixe seu comentário
Você deve estar conectado para postar comentário.