Expo Carnaval homenageia criador do Galo da Madrugada

Expo Carnaval homenageia criador do Galo da Madrugada

Por Beatriz Maia
Do RioMar Recife

Para ter um gostinho da folia, o RioMar Recife montou a Expo Carnaval. Localizada no Piso L3, a exposição mostra um pouco de cinco manifestações carnavalescas, com um destaque especial para o maior bloco do mundo: o Galo da Madrugada 🎉! O espaço segue respeitando os protocolos de segurança devido à pandemia. E para quem estiver no mall até o dia 3 de março, saiba que o acesso é gratuito. 

Para os saudosos que sentiram falta do Galo da Madrugada no sábado de Zé Pereira, mate a saudade conhecendo um pouco sobre a história do bloco e do seu criador – ícone do Carnaval pernambucano – Enéas Freire.

Fim de semana no RioMar tem programação para toda família

Galo da Madrugada

Ele é o Rei do Carnaval de Pernambuco. Gigante por natureza, o Galo da Madrugada é um dos mais tradicionais blocos do nosso carnaval. Reconhecido pelo Guiness como o maior bloco do mundo, seu desfile no sábado de Zé Pereira marca a abertura do carnaval. A cada desfile, o galo costuma levar às ruas dos bairros centrais do Recife, mais de dois milhões de foliões. O seu percurso de cerca de 6 quilômetros começa próximo ao Forte dos Cinco Pontas e termina junto à Rua do Sol.

Enéas Freire

Enéas Freire nasceu no dia 02 de dezembro de 1921, no Pátio do Terço, bairro de São José no centro do Recife. Desde pequeno acompanhava os blocos e troças que desfilavam pelas ruas do bairro. Em 1978, Enéas Freire fundou o Clube de Alegoria Galo da Madrugada, na rua Padre Floriano, também no bairro de São José. O objetivo era reviver o carnaval de rua da cidade. O Galo da Madrugada foi considerado pelo Guinness Book, o livro dos recordes, o maior bloco de carnval do mundo.

Falecido em 2008, ficou conhecido por propagar o frevo e a cultura do carnaval de rua da capital. Aqui, homenageamos os 100 anos de nascimento de Enéas Freire, o pai do Galo da Madrugada.

Deixe seu comentário