Em maio, aconteceu o National Restaurant Association, o NRA Show, considerado o maior evento do segmento de alimentação dos Estados Unidos. O encontro reúne milhares de profissionais do setor vindos de diversos países e, além da grande feira que engloba fornecedores de equipamentos, produtos e soluções tecnológicas, apresenta uma intensa agenda de seminários e palestras com tendências e temas atuais sobre a cadeia de foodservice. No próximo dia 17 de junho, o público interessado no tema terá a oportunidade de estar por dentro de tudo o que aconteceu por lá, como também entender os impactos gerados nos negócios. É que a Associação dos Lojistas e o RioMar Recife, com apoio da Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes), promovem o Pós NRA Recife, no Teatro RioMar. O evento, com início às 15h, é voltado para donos de restaurantes, cafeterias, lanchonetes e negócios em alimentação. Os ingressos custam R$ 50, à venda no site do teatro e na bilheteria.
Estão entre os palestrantes, Janice Mendes, diretora Executiva na GS&Malls, com experiência em projetos desenvolvidos e aplicados em shopping centers no Brasil e na América Latina desde 2011; o consultor Luiz Marinho, colunista do portal Mercado & Consumo, especialista premiado na área de marketing e varejo e professor dos custos de gestão em shopping centers; a nutricionista Cristina Souza, diretora executiva e fundadora da GS&Libbra, pós-graduada em marketing de serviços com extensão em gestão de empresas de varejo, atuando há 20 anos em foodservice; e Márcia Chilio, sócia-diretora da GS&Libbra, formada em nutrição e pós-graduada em gestão econômica e financeira.
O setor de alimentação fora do lar é extremamente importante para a economia brasileira. Em 2018, movimentou R$ 205 bilhões. Diante deste mercado, os especialistas irão trazer os principais insights da convenção internacional, debatendo o que pode ser aplicado no mercado brasileiro, muito além da comida e serviço, dupla imprescindível para qualquer negócio na área de alimentação. Serão apresentados cases que podem ser inseridos no contexto local, com temas como novos hábitos de consumo, tendências da alimentação e mudança mundial dos cardápios.
De acordo com Cristina Souza, da GS&Libbra, um ponto importante a destacar é que o mercado de foodservice está favorável a quem atua para atender públicos e preferências específicas. “Nesse contexto, startups, pequenos negócios, redes pouco numerosas e negócios independentes liderados ou não por chefs se sobressaem e isso é absolutamente positivo”, destaca.
“Traduzir as principais tendências, aplicá-las ao negócio e criar um modelo de comunicação fluído junto aos consumidores. Esse é o nome do jogo, essa é a missão dos bons gestores de foodservice”, reforça. Além disso, alimentos que oferecem benefícios para a saúde, sabores globais e sustentabilidade também são fatores muito importantes na tomada de decisão do consumidor.
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