Alimentação fora do lar: o novo comer, beber e viver!

Alimentação fora do lar: o novo comer, beber e viver!

Por Cristina Souza*

Este ano tivemos a honra de conduzir uma delegação composta por 30 líderes do foodservice brasileiro à NRA Show 2019. Além da feira, fizemos visitas complementares que reforçaram e mostraram na prática o que de fato está pujante, como se aplica ao dia a dia das empresas e pessoas, e finalizamos com o Foodservice Executive Summit, trazendo grandes nomes dos setores de tecnologia, consultoria, pesquisa e delivery. Bom demais! A seguir compartilho com vocês alguns insights que deverão ser complementados no evento que realizaremos no Recife, nesta segunda-feira (17), no Teatro RioMar.

Vamos começar irreverentes! Meu drink por gentileza! Sexy, cool, trend é o que o setor de mixologia representa hoje nas operações americanas. E não vão pensando que a ideia é estimular somente o consumo de alcoólicos. Também! Mas os mixologistas surpreenderam com as opções não alcoólicas brincando com chás, cafés, sucos, frutas, vegetais e muito gelo! Essa é uma nova e importante fonte de receitas para os negócios de foodservice. Mas… não venham com drinks quase bons. Invistam! Não percam essa oportunidade.

A transição alimentar que vivemos na atualidade provoca a discussão e a consciência sobre a qualidade do que comemos em relação a nutrição, equilíbrio e sustentabilidade. Explode o termo “Plant Based”, traduzindo: Alimentação Baseada em Plantas. E aí… vem uma infinidade de produtos, que nos últimos 24 meses tiveram os lançamentos intensificados também aqui no Brasil: maionese, massas, pizzas, salsichas, pães, bolos, queijos, iogurtes, inúmeros outros itens e o icônico… Impossible Burguer. Yeah!!! Ele realmente lembra carne na textura, é bem temperado, suculento tem um leve defumado, além do visual… parece carne de verdade. No final… ele chama a atenção para o tema, mas esse mercado cresce a passos largos no mundo e no Brasil.

Alguns especialistas durante a feira referenciaram que, em três anos, 70% da população americana fará pelo menos uma das suas refeições do dia 100% plant based. Agora… estamos preparados? Nossa agricultura suporta essa migração de consumo? Nutricionalmente continuaremos saudáveis? Tem orgânico para atender esse mercado? Se for plant based e os insumos forem transgênicos, tudo bem? Ou seja… são novas e mais perguntas. Mas isso é muito bom.

O mercado de alimentação como um todo se movimenta sobre esse assunto e o segmento de alimentação fora do lar tem a obrigação de entregar e tangibilizar isso tudo na ponta. Vai conseguir a um preço acessível? Mais desafios… O que nós estamos vendo é uma vontade política enorme de todos os elos da cadeia então… está em nossas mãos fazer acontecer porque a demanda, o desejo e a necessidade existem!

Ainda não se decidiu se sua operação precisa ser digitalizada? Não pense. Haja! Em nossa visita à loja do McDonald´s, cuja proposta integra sustentabilidade associada a tecnologia e pessoas para entregar uma ótima experiência aos clientes, ouvimos que quando a pessoa compra no totem, em geral, ela gasta mais! Porque não tem fila atrás pressionando… há uma sugestão complementar, a customização é fácil, é rápida e gentil, o cliente tem tudo à sua frente, na ponta dos dedos.

Em outra rede, a Sweet Green, o conceito peça no app e retire na loja movimenta o restaurante de duas formas: evita a pressão por mais assentos na unidade e reduz custos com entregas: para cliente ou para a loja, otimizando o ponto de vendas. Colateralmente, as duas redes compartilharam que hoje atuam de forma intensa sobre os dados dos clientes e seus rastros digitais. Essas informações têm ajudado em cada ponto de contato com a rede/loja: estoques, estratégias de marketing, mix e a estratégia das empresa.

PÓS NRA RECIFE 

A Associação dos Lojistas e o RioMar Recife, com apoio da Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes), promovem o Pós NRA Recife, no Teatro RioMar. O evento será realizado, nesta segunda-feira (17), com início às 15h. É voltado para donos de restaurantes, cafeterias, lanchonetes e negócios em alimentação. Os ingressos custam R$ 50, à venda no site do teatro e na bilheteria.

*Cristina Souza é diretora executiva da GS & Libra, estratégia e gestão em foodservice 

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