Nesta sexta e sábado (7 e 8), mais de 40 miniempresas vão participar da 18ª Feira de Miniempresas, no Piso L3 do RioMar Recife. O evento é a fase prática do programa Miniempresa, da Junior Achievement Pernambuco, instituição sem fins lucrativos que atua na educação empreendedora de jovens ainda na escola. O objetivo do programa, que atua com alunos do segundo ano do ensino médio de escolas públicas e privadas, é ensinar aos estudantes como planejar e operar uma empresa, na prática.

Chamados de “miniempresários”, os jovens terão a oportunidade de comercializar seus produtos, que foram criados durante os cinco meses de atividades. Neste ano, participarão da rodada de negócios estudantes de várias instituições espalhadas por cidades da Região Metropolitana do Recife e interior de Pernambuco.

Para chegar à feira, os jovens participaram de aulas semanais, com duração de 3h30 de duração, num total de 16 encontros. Durante esse período, foram ensinados fundamentos de economia de mercado e da atividade empresarial, através do método Aprender-Fazendo. As atividades foram ministradas por voluntários, entre estudantes universitários e profissionais de diversas áreas, que receberam treinamento da Junior Achievement Pernambuco, doaram tempo e compartilharam conhecimento com os jovens.

Assim, a feira é uma oportunidade que os novos empreendedores têm de comercializar seus produtos e obter os frutos do trabalho desenvolvido durante o programa. As mercadorias foram feitas pelos próprios alunos e estarão disponíveis para compra nos dois dias de evento. Entre elas, estão luminárias, quadros decorativos, almofadas decorativas, almofadas porta-copos e balde de pipoca, amplificador de som com bambu, suporte para telefone, vasos e acessórios de moda.